Um fator todas as empresas possuem em comum, independente de seu tamanho ou se ela é uma empresa de manufatura ou de serviço, ou ainda se produz bens 100% tangíveis ou misto ou 100% intangíveis. Este fator em comum é a “função” produção. Esta função existe em toda e qualquer tipo de empresa, e é exatamente nesta etapa que as empresas transformam as matérias primas e insumos em bens de consumo. Porém, não quer dizer que é a função mais importante ou a única “função” na empresa, há também a “função” vendas, “função” compras, “função” financeira, “função” contabilidade, entre outras.
A interligação sincronizada entre as diversas “funções” da empresa traz a esta o equilíbrio econômico e financeiro desejado.
Porém, distorções nos processos existem e necessita-se estar constantemente buscando melhorias em cada um dos processos de cada uma das “funções” , seja para a melhoria da qualidade, seja para a correção de não conformidades, seja para aumento do volume de produção ou da produtividade ou ainda para estar adaptando-se às constantes mudanças do mercado.
As melhorias nos diversos processos organizacionais dão-se pelas pessoas, são elas que possuem o conhecimento do processo que executam, e uma vez estimuladas, geram idéias que irão alterar estes processos trazendo resultados positivos para a empresa.
Existem dois tipos básicos de melhoria nas empresas, aquelas que são geradas “de cima para baixo”, geralmente são poucas de alto valor de investimento e aquelas geradas “de baixo para cima” que são em grande número com pouco ou nenhum investimento necessário. É exatamente este grande número de idéias geradas pelas pessoas que executam os processos que é o foco deste livro, idéias simples, que praticamente não exigiram investimento ou investimentos de baixo valor, porém, trouxeram ótimos ganhos para as empresas.
Pequenas idéias, grandes soluções. Este é o tema central do livro. Porém, não poderíamos deixar de acrescentar um capítulo sobre Inteligência competitiva. Por quê? Em função de que as melhorias realizadas nas empresas buscam uma redução de custos operacionais melhorando a sua rentabilidade e a sua produtividade, tornando-a mais competitiva no mercado. É justamente este conhecimento adquirido e aplicado na prática, que gera novos conhecimentos e assim criando um círculo virtuoso de conhecimento e gerando a inteligência organizacional.
Portanto, livro está divido em três partes. Na primeira parte há dois capítulos, o primeiro sobre Inteligência Competitiva, e no segundo uma base teórica que cria uma sustentação teórica ao desenvolvimento do tema sugerido.
O leitor verificará que a fundamentação teórica inicia-se pelo assunto mais amplo, e aos poucos é conduzido para o assunto específico do trabalho. Com isso, o leitor poderá montar ao longo da leitura um conjunto de conhecimentos que dão uma base de suporte para entendimento dos trabalhos. É importante ressaltar que os textos da fundamentação foram retirados dos diversos trabalhos realizados pelos alunos.
Portanto esta fundamentação não deve ser considerada como padrão para todos os trabalhos desta linha de pesquisa, mas sim, como uma orientação básica para futuros trabalhos.
Na segunda parte, são apresentados os casos reais desenvolvidos por alunos do oitavo semestre de administração do Instituto Blumenauense de Ensino Superior, casos estes que foram o resultado de seus trabalhos de conclusão de curso.
O leitor poderá verificar em cada capítulo como de forma simples e objetiva é possível implementar melhorias com ganhos significativos para a empresa. Poderá ainda verificar como os conceitos das diversas ferramentas de melhoria de processo amplamente difundidas nas empresas de manufaturas, podem e devem ser aplicadas em empresas de serviço, pois, os três últimos casos foram desenvolvidos em empresas de serviços, que produzem bens totalmente intangíveis.
Na terceira parte, foi colocada uma relação de referências bibliográficas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento dos vários trabalhos nesta linha de pesquisa. Está subdividida por assunto, recursos humanos, sistemas de informação, gestão do conhecimento, produção, etc. Esta parte é uma importante fonte de pesquisa para futuros trabalhos de conclusão de cursos, fornece aos alunos relação das obras mais utilizadas, não sendo sem dúvida as únicas, porém, é um bom início no processo de pesquisa.
Não consideramos esta obra não está pronta, uma vez que, este são apenas alguns dos inúmeros excelentes trabalhos desenvolvidos. Esperamos mantê-la sempre atualizada com novas edições, com novos casos.
Que este livro possa ser para você leitor ou leitora ou para a sua empresa um incentivo na busca e implementação das idéias de melhoria que com certeza existem, basta apenas incentivar que elas aflorem.
ISBN | 978-85-910772-0-5 |
Número de páginas | 406 |
Edición | 2 (2016) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.