Prettu Júnior

0 publicaciones

Sobre el autor

Freqüentador assíduo dos bailes blacks do subúrbio carioca P. Júnior, como é mais conhecido é rapper e ativista da cultura hip hop, no Rio de Janeiro. Participou efetivamente de iniciativas de delegações brasileiras que participaram na III Conferência Mundial contra o racismo, a xenofobia e formas correlatas de intolerância promovida pela ONU, em Durban, na África do Sul. Participou também do fórum social mundial, nos anos de 2002 e 2003, em Porto Alegre, no qual teve a oportunidades de desfilar seus versos e rimas recheados de críticas sociais. Foi um dos protagonistas na criação da iniciativa “fórum das periferias”, no Rio de Janeiro, que infelizmente não se realizou por completo. Fez shows e apresentações em várias partes do Brasil, América do Sul e Central.
Já proferiu inúmeras palestras sobre negritude, hip hop e violência em colégios e universidades públicas e particulares do Rio de Janeiro como a UERJ, UFRJ, UFF e a Cândido Mendes. Esteve presente na criação da posse Zn - máfia e de programas na rádio revolução FM, com o grupo poetas de ébano dentro do hospital psiquiátrico Nise da Silveira, em Engenho de Dentro. Criou a posse Diáspora Africana e realizou trabalhos com o CEAP (Centro de Articulações das Populações Marginalizadas). Também fez parte do grupo de artistas e intelectuais que se reuniam em Madureira com o produtor Celso Ataíde, rapper MV Bill e o também rapper Dudu do Morro Agudo entre outros com o fim de criar uma unidade no movimento hip hop.
Já militou em vários movimentos sociais envolvidos com a temática étnico-racial no Brasil, mas não se institucionalizou e nem se submeteu às estruturas hierárquicas e hierarquizantes de muitos movimentos. Prettu Júnior é um verdadeiro negro em movimento. Compreende que a luta social para emancipação dos negros possui várias frentes, como lembra o produtor cultural e escritor Haroldo Costa, “os estilhaços da Diáspora Negra disseminaram novos padrões” . O campo das representações “literárias” é uma das inúmeras frentes
Insignias de reconocimiento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Sitio web oficial del autor

Nome do link
https://afro21.com/