Introdução
Este livro foi criado por Glauco César Segundo, pianista e compositor de nacionalidade brasileira, nascido na cidade de Caruaru no estado de Pernambuco em 1982, os estudos foram compostos durante o mestrado em música-composição no período 2013 a 2015 na Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa sob a orientação do professor Dr. António Pinho Vargas, como parte integrante dos estudos realizados na área rítmica em preparação para a peça final e dissertação do mestrado onde reuniu toda a problemática exposta nos estudos em uma única peça.
O livro aborda uma problemática rítmica moderna sobretudo a polimetria explícita e implícita,1além da poliritmia, defasagem, ritmo aditivo, modulação métrica, etc. Trabalha a precisão métrica em sobreposição a outras métricas e muitas vezes utiliza-se do piano de forma percussiva. Inicia-se com um prelúdio sem muitas dificuldades técnicas e os estudos seguem aumentando a dificuldade até o último estudo intitulado de “cizânia” onde as dificuldades rítmicas e técnicas tornam-se mais complexas, alguns estudos têm um caráter lúdico como, por exemplo, o estudo “Valsa-Marcha”, onde a mão direita toca uma valsa enquanto a mão esquerda toca uma marcha, assim as barras de compasso se desencontram e se reencontram causando um acento mais forte na junção das barras de compasso onde o primeiro tempo da valsa se encontra com o primeiro tempo da marcha.
Com este livro pretendo oferecer mais uma alternativa para o estudante de piano que quer trabalhar um senso rítmico mais preciso e ter mais dissociação das mãos, já que na polimetria o corpo precisa se adaptar a mais de um pulso ou compasso, deslocação de acentos e “desacentos” entre outras dificuldades.
Número de páginas | 50 |
Edición | 1 (2015) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabado | Folleto |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.