(IN)CONVERGÊNCIAS: Aisthésis - Vol.1

AISTHÉSIS - VOL.1

Por SÉRGIO O. S. CARVALHO

Código del libro: 149082

Categorías

Ciencias Sociales, Tecnología e ingeniería, Arte

Comparte ese libro
Esa página ha sido visitada 4065 veces desde 03/08/2013
Versión
impresa
Indisponible
€ 6,01
Versión
eBook
€ 6,01
Leer en Pensática
Valor total:
€ 9,34
*No incluye IVA.
Este libro puede estar a la venta en:

Sinopsis

Na atitude de contemplar algumas obras de arte em geral podemos atinar algumas semelhanças entre autores de épocas distintas. Porém, para que não fiquemos mergulhados na indagação da prima facie tentamos buscar satisfazer nossas dúvidas por meios investigativos.

Neste trabalho, portanto, versamos sobre três obras que a priori parecem que flutuam sobre as mesmas operações projetuais. Estas são: Residência Schröder-Schräder, Gerrit T. Rietveld; House II e House VI, Peter Eisenman.

Organizamos dois exercícios principais para realizar a apuração destas residências. O primeiro consiste em desvelar os seus fins estéticos. Palmilhamos, então, pelos caminhos da representação, do conceito, do diagrama, dos signos simbólicos, etc. O segundo visa o design de duas das obras citadas: Residência Schröder e House VI. O viés depurativo deste exercício volta-se para a planta-baixa, os ambientes internos e suas relações, a iluminação e ventilação, etc.

Tratamos, portanto, de configurar virtualmente algumas (in)convergências entre os objetos de análise que se encontram, na régua cronológica do tempo, a quase meio século de diferença.

Características

ISBN 978-85-915955-1-8
Número de páginas 96
Edición 1 (2013)
Formato A5 (148x210)
Acabado Tapa blanda (con solapas)
Coloración Colorido
Tipo de papel Offset 90g
Idioma Portugués

¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]

Habla con el autor

SÉRGIO O. S. CARVALHO

Possui extensão em Crítica de Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2012), pós-graduado em História da Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2011) e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Dom Pedro II (2008). Atualmente exerce docência em topografia e projeto final - Sistema de ensino UNIFASS e Arquiteto Diretor de Divisão de Projetos, Engenharia e Convênios da Prefeitura Municipal de Olímpia-SP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Evolução Social, Estética e do Design em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura contemporânea, arquitetura moderna, de stijl, peter eisenman, evolução da história social e crítica da Arquitetura e Urbanismo e da Arte no Ocidente.

Neste ano de 2013 está priorizando o desenvolvimento de projetos de Engenharia Arquitetônica em argamassa armada através de projetos e construções de edifícios térreos em forma de paraboloide hiperbólico e abobada em arco catenário com a aplicação da tecnologia construtiva da argamassa armada, regida pela norma NB-1259 E NBR-11173/89 da ABNT, no Brasil.

As obras possuem caráter público e essas construções visam a prática da economia formal construtiva com a aplicação de tecnologias consideradas formadoras de um pensamento voltado para o engajamento econômico político/social. Dessa proposição podemos fundir, à concepção estrutural da edificação, alternativas e o Modus Adquirendi de formas que tendam à bio-estrutura. Senosiain Arquitectos, Shoei Yoh Hamura, Eladio Dieste, Vitor Lotufo, Ken Kellogg, são alguns dos expoentes que fizeram uso de tal consciência que podemos considerar um Finis Coronat Opus.

Más publicaciones desse autor
Ver la lista completa
Publicaciones relacionadas
Ver la lista completa
Impreso
€ 8,35
eBook
€ 5,22
Impreso
€ 8,30
eBook
€ 4,63
Impreso
€ 7,35
Comentarios

Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.

1 comentarios
CHA III - CECA 2012
jueves | 15.08.2013 às 18h08
Uma obra madura e de juízo. TORRES, Suzana R.; Docente no Curso de História da Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Encontramos nesta obra uma retórica barroca e perspicaz sobre o tema abordado, e percebemos que houve a aplicação de uma metodologia de pesquisa de siso e perspicácia. DUPRAT, Caru; Coordenadora do Curso de História da Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.