Na atitude de contemplar algumas obras de arte em geral podemos atinar algumas semelhanças entre autores de épocas distintas. Porém, para que não fiquemos mergulhados na indagação da prima facie tentamos buscar satisfazer nossas dúvidas por meios investigativos. Neste trabalho, portanto, versamos sobre três obras que a priori parecem que flutuam sobre as mesmas operações projetuais. Estas são: Residência Schröder-Schräder, Gerrit T. Rietveld; House II e House VI, Peter Eisenman. Organizamos dois exercícios principais para realizar a apuração destas residências. O primeiro consiste em desvelar os seus fins estéticos. Palmilhamos, então, pelos caminhos da representação, do conceito, do diagrama, dos signos simbólicos, etc. O segundo visa o design de duas das obras citadas: Residência Schröder e House VI. O viés depurativo deste exercício volta-se para a planta-baixa, os ambientes internos e suas relações, a iluminação e ventilação, etc. Tratamos, portanto, de configurar virtualmente algumas (in)convergências entre os objetos de análise que se encontram, na régua cronológica do tempo, a quase meio século de diferença.
ISBN | 978-85-915955-2-5 |
Número de páginas | 84 |
Edición | 1 (2013) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Colorido |
Tipo de papel | Offset 90g |
Idioma | Portugués |
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