A pintura oferece ao narrador de A la recherche du temps perdu a mais fulgurante e durável das lições artísticas: a da metáfora, que não pode ser outra coisa que a alma sensível do estilo de Marcel Proust. No entanto, o que chamamos de “escritura pictural” em Proust não poderia existir senão fosse o cuidado meticulosamente adotado pelo autor na descrição literária, na linha demarcatória do quadro-janela, na forma deste limite. É este “quadro” pelo qual nos interessaremos aqui. Para Proust, o ato de ver não consiste em descrever algo banalmente, mas, sim, encenar e enquadrar através dos recursos da hipotipose, dar a esta ou aquela cena um aspecto verdadeiro, vivo e solido, recortar para isolar um espaço que é muito mais que uma simples observação: é um espaço de recolhimento de signos, de contemplação. O quadro do qual falamos aqui é uma janela aberta literalmente para o mundo exterior, para o-lado-de-fora; o quadro total está suspenso na penumbra do quarto de dormir do herói e está ali para contrastar com a luz violenta externa. O quadro é uma janela e um espelho, que ao desembocar no jardim da casa, forma um quadro artístico, como um painel central de um retábulo. Tal quadro é um espetáculo do mundo. Sob o impulso do movimento giratório, os quatro cantos das paredes do quarto se metamorfoseiam em uma tela contínua e circular. Seus ângulos apagam-se para deixar a vertigem invadir e transformar todo o espaço.
Neste trabalho, o objeto de nossas reflexões é a imagem representada que, passando de um lado para o outro do universo retrospectivo do narrador, se insere numa perspectiva móvel e prospectiva, revela também, num segundo plano, os movimentos da criação poética do autor e entra em contato com o movimento auto-organisador que tem por base a mistura fina de narrativa e ensaio crítico.
ISBN | 978-1-4466-0431-1 |
Número de páginas | 123 |
Edición | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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