No Fedro, na República, no Philebus, no Parmênides e no Sofista, podemos observar a tendência de Platão de combinar dois ou mais assuntos ou aspectos diferentes de um mesmo sujeito em um único diálogo.
No Sofista e no Político notamos especialmente que a discussão é considerada em parte como uma ilustração do método, e que as analogias são trazidas de longe e iluminam o assunto principal. Em seus escritos posteriores, geralmente observamos mais um declínio de estilo e de poder dramático; os personagens excitam pouco ou nenhum interesse, e as digressões são capazes de sobrepor-se à tese principal; não há a cálida conjuntura de um todo artístico.
As discussões sérias e as brincadeiras são por vezes fora de lugar. O invencível Sócrates é retirado da vista; e novos inimigos começam a aparecer sob nomes antigos. Platão preocupa-se principalmente não com o sofista original, mas com o sofisma das escolas filosóficas, que tornam o raciocínio impossível é conduzido por eles para fora das regiões de especulação transcendental de volta para o caminho do senso comum.
Uma fase lógica ou psicológica substitui a doutrina das Ideias em sua mente. Ele está constantemente insistindo na importância da classificação regular, e de não colocar as palavras no lugar das coisas. Ele baniu os poetas, e está começando a usar uma linguagem técnica. Ele é amargo e satírico, e parece estar tristemente consciente das realidades da vida humana. No entanto, a glória ideal da filosofia platônica não se extingue. Ele ainda está procurando uma cidade na qual os reis sejam filósofos ou deuses.
Número de páginas | 201 |
Edición | 2 (2022) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabado | Tapa blanda (sin solapas) |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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