Ele é o pai do idealismo na filosofia, na política, na literatura. E muitas das últimas concepções de pensadores e estadistas modernos, como a unidade do conhecimento, o reinado do direito e a igualdade dos sexos, foram antecipadas em um sonho por ele.
A República de Platão é a mais longa de suas obras, com exceção das Leis, e é certamente a maior delas. Há aproximações com a metafísica moderna no Philebus e no Sofista; O Político ou Estadista é mais ideal; a forma e as instituições do Estado estão mais claramente traçadas nas Leis; como obras de arte, o Simpósio e Protágoras são de maior excelência. Mas nenhum outro Diálogo de Platão tem a mesma amplitude de visão e a mesma perfeição de estilo; nenhum outro mostra um conhecimento igual do mundo, ou contém mais daqueles pensamentos que são novos, assim como velhos, e não de uma única idade, mas de todas.
Em parte alguma em Platão existe uma ironia mais profunda ou uma maior riqueza de humor ou imagens, ou poder mais dramático. Nem em nenhum outro de seus escritos está a tentativa de entrelaçar a vida e a especulação, ou de conectar a política com a filosofia.
A República é o centro em torno do qual os outros diálogos podem ser agrupados; aqui a filosofia alcança o ponto o mais elevado o qual os pensadores antigos sempre buscaram. Platão, entre os gregos, foi o primeiro que concebeu um método de conhecimento, embora nem sempre distinguisse o contorno nu ou a forma da substância da verdade; e tinha de contentar-se com uma abstração da ciência que ainda não estava concretizada.
Ele foi o maior gênio metafísico que o mundo viu; e nele, mais do que em qualquer outro pensador antigo, os germes do conhecimento futuro estão contidos. As ciências da lógica e da psicologia, que têm fornecido tantos instrumentos de pensamento aos tempos posteriores, baseiam-se nas análises de Sócrates e Platão.
Os princípios da definição, a lei da contradição, a falácia de argumentar num círculo, a distinção entre a essência e os acidentes de uma coisa ou de uma noção, entre meios e fins, entre causas e condições; também a divisão da mente em elementos racionais, concupiscentes e irascíveis, ou de prazeres e desejos em necessários e desnecessários - essas e outras grandes formas de pensamento são todas elas encontradas na República e provavelmente foram inventadas pela primeira vez por Platão.
A maior de todas as verdades lógicas, e aquela da qual os escritores sobre a filosofia são mais propensos a perder de vista, a diferença entre palavras e coisas, tem sido muito insistentemente difundida por ele, embora nem sempre tenha evitado a confusão delas em seus próprios escritos. Mas ele não liga a verdade em fórmulas lógicas; a lógica ainda está velada na metafísica. A ciência que ele imagina "contemplar toda verdade e toda existência" é muito diferente da doutrina do silogismo que Aristóteles afirma ter descoberto.
Tampouco devemos esquecer que a República é apenas a terceira parte de um projeto ainda maior que deveria ter incluído uma história ideal de Atenas, bem como uma filosofia política e física.
Número de páginas | 467 |
Edición | 2 (2022) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabado | Tapa blanda (sin solapas) |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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