Roberto Santoro Almeida é médico psiquiatra, psicanalista docente e didata, chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Jesus, presidente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), e membro associado da International Psychoanalytical Association (IPA). Publicou os livros Limites (Editora Vitrô, 2000) Psiquiatria da Criança e do Adolescente (Guanabara-Koogan, 2016), e Saúde Mental da Criança e do Adolescente (Manole, 2019), além de diversos artigos em periódicos científicos, jornais e revistas. Ao longo dos anos, foi convidado para proferir inúmeras palestras, aulas e conferências em Cursos e Congressos, e deu várias entrevistas em rádio e televisão. Presidiu o Comitê de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) nos anos de 1998 a 2015. Atualmente coordena o Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Participou do processo de elaboração do livro A Sensibilidade do Intelecto, da artista plástica e professora de Estética Fayga Ostrower.
É aluno de Teoria Musical e Composição do professor e consagrado compositor Alexandre Schubert.
A Sonata Popular Brasileira foi escolhida para o XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, e interpretada em concerto pela pianista Miriam Grosman no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ em 06 de novembro de 2018. O primeiro movimento da Sonata teve sua estréia internacional no dia 05 de março de 2019 no Teatro Apollon, na ilha de Syros, em concerto patrocinado pela Embaixada Brasileira na Grécia, num programa que apresentava o melhor da música brasileira para piano, com composições de Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, Ricardo Tacuchian, Heitor Villa-Lobos e Cláudio Santoro. No dia 31 de agosto de 2019, a pianista Miriam Grosman interpretou as Flores Machadianas, duas valsas brasileiras op. 3, compostas em homenagem a Machado de Assis, no Sítio Burle Marx, apresentando novamente as peças no Museu da Justiça, no Rio de Janeiro, no dia 10 de outubro do mesmo ano. Brevemente, veremos a primeira execução pública do Quarteto de cordas em lá menor, composto em 2019.
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.