Sócrates, uma vítima do fundamentalismo religioso? A condenação da Arte de Pensar Criticamente

Por outras Historiografias, Antropologias e Histórias da Filosofia

Por Marcelo Barboza Duarte

Código del libro: 777059

Categorías

Leyes, Sociología De La Religión, Historia Y Filosofía, Historia y Crítica, Filosofía y Aspectos Sociales, Antropología, Historia, Ciencias Sociales, Ciencias de la Religión, Ciencias políticas

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Sinopsis

Muito ainda se investiga, estuda, especula e se discute sobre os inúmeros motivos da condenação e morte de Sócrates. Os três ‘grandes crimes’ que o levaram a condenação e morte são apresentados e detalhados por inúmeros autores, após a sua morte. Entretanto, as fontes mais próximas e supostamente confiáveis, mais especificamente, são as obras Apologia de Platão e as Memoráveis de Xenofonte, ambos discípulos do filósofo, o moscão de Atenas. O presente trabalho se debruça nas exposições das referidas obras dos dois discípulos e tenta fazer o esforço de verificar a questão e relação religiosa, judicial, criminal e política que levaram o mestre e filósofo a morte. Desse modo, percebemos que política, justiça e religião conduziam todo o processo contra Sócrates, bem como sua execução ou morte. A religião e a política estão introduzidas do início ao fim de sua condenação. Talvez instrumentos políticos e de manutenção de poder, domínio e manipulação de massas. Porém, também podemos observar que através dos registros e reflexões sobre ele, registros fornecidos por Xenofonte e Platão, é possível perceber que o processo e condenação contra Sócrates poderia se voltar contra seus acusadores, uma vez que, ao perseguir e atacar o moscão ateniense ‘introduzido na cidade pelos deuses, e com missão específica,’ tais perseguidores e acusadores estariam indo contra os próprios deuses. Ou seja, Xenofonte e Platão nos fornecem elementos para pressupor que ao acusarem Sócrates pelos três crimes, na verdade os próprios acusadores é quem estariam cometendo desde o início do processo ao fim do mesmo. Com isso, podemos dizer que há uma justiça parcial, bem como a judicialização da política, da religião e da filosofia, e também a manifestação de um fundamentalismo religioso, intolerante e preconceituoso, o qual ataca a quem pensa fora do dogmatismo e “dos muros da cidade.” Através e por meio da revisão da literatura podemos observar Sócrates, uma vítima do fundamentalismo religioso, da intolerância e da judicialização da política, da religião e da filosofia: a condenação da arte de pensar criticamente. Investigações, abordagens, perspectivas e contribuições pela e para a Historiografia, Antropologia, Filosofia, Sociologia e Psicanálise: a Filosofia, Historiografia, suas produções e escritas sob novos olhares, análises e ou exercícios exegéticos. Leitura para o público em geral. Mas, bastante oportuna para estudantes de filosofia, direito, sociologia, ciência política, historiografia, áreas como retórica, filosofia da linguagem, análises dos discursos, semiótica, ciência da religião e dentre outras.

Características

ISBN 9786501341705
Número de páginas 110
Edición 1 (2025)
Formato 16x23 (160x230)
Acabado Tapa blanda (sin solapas)
Coloración Blanco y negro
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Portugués

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Habla con el autor

Marcelo Barboza Duarte

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências; Especializado em Filosofia; Especializado em Ciências das Religiões; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional; Bacharel em Filosofia; Bacharel em Teologia; Licenciado em Filosofia; Licenciado em História e Licenciado em Sociologia. Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, bem como em Aldeias indígenas. Inclusive em e por andanças em algumas regiões do Brasil tentando compreender nossas e suas Culturas.

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