Crimes na Pequena Paris

Escândalos, intrigas e assassinatos há um século no interior paulista

Por Nicola Tornatore

Código del libro: 169678

Categorías

Crímenes reales, No ficción juvenil, Assassinato

Comparte ese libro
Esa página ha sido visitada 6790 veces desde 21/07/2014
Versión
impresa
Indisponible
Valor total:
€ 8,65
*No incluye IVA.

Sinopsis

A célebre cena noturna, os cabarés e bordéis, com centenas de prostitutas europeias, a maioria francesas e polacas, renderam a Ribeirão Preto o apelido de “Petit Paris” – ou “Pequena Paris”. Em 1907, o escritor Monteiro Lobato, depois de conhecer a cidade, escreveu a um amigo comentando que tentaria “se firmar” em Ribeirão Preto. “Dizem que há 800 mulheres da vida, todas estrangeiras e caras”, afirmou o escritor.

A riqueza gerada pelo café era tal que “empresários” da noite importavam diretamente da França champanhe e “cançonetistas”, como as prostitutas mais jovens e belas eram apresentadas. Muitas vezes, seus números artísticos se resumiam a desfilarem seminuas pelo palco dos cabarés, para deleite dos coronéis do café, que disputavam entre si, a peso de ouro, o direto da primeira noite (jus primae noctis).

Mas não era só champanhe que corria pelos salões da Pequena Paris. Intrigas, escândalos, arruaças e assassinatos também faziam parte do cotidiano da Pequena Paris. Crimes na Pequena Paris é uma coletânea de casos verídicos, criminosos ou pitorescos, ocorridos no interior paulista entre as décadas de 1880 e 1950, e contados a partir do noticiário dos jornais da época.

Características

Número de páginas 95
Edición 1 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabado Folleto c/solapa
Coloración Blanco y negro
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Portugués

¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]

Habla con el autor

Nicola Tornatore

O jornalista Nicola Tornatore trabalhou por duas décadas na Redação do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP), um dos poucos jornais brasileiros com circulação ininterrupta há mais de um século. O A Cidade começou a circular em 1905 e cobriu boa parte do período áureo do café, quando a noite de Ribeirão Preto rendeu para a cidade o apelido de a “Pequena Paris”. Responsável pela biblioteca que guarda a coleção encadernada do A Cidade desde 1905, o jornalista teve a oportunidade de conhecer como o noticiário da época tratava os episódios de grande repercussão, como escândalos e assassinatos. E nesse livro traz um pouco das histórias saborosas da “Petit Paris”. Já no livro "A Origem das Cidades", a segunda obra publicada pelo Clube de Autores, o jornalista conta como surgiram 26 cidades da região - o porquê de seus nomes e casos curiosos dos primórdios.O livro Pioneiros que fizeram História traz a história de 40 pioneiros de Ribeirão Preto- vindos de todas as partes do Brasil e da Europa. Por fim, no livro Histórias do Picuinha, o autor colaborou na publicação de uma coletânea de textos escritos por um morador de rua conhecido como Velho Pica.

Comentarios

Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.

2 comentarios
Rodrigo Schio
jueves | 16.06.2016 às 14h06
Gostei bastante do Livro ! Encontrei em meio a fotos históricas de nossa cidade a divulgação dessa obra. A princípio me atraiu a possibilidade de conhecer as pessoas que dão nomes as ruas... saber quem foi quem... Fui recompensado com fatos históricos bem interessantes.
Vera Helena Abissamra Assis
jueves | 07.08.2014 às 21h08
Comprei o livro e gostei bastante do seu estilo! Histórias bem divertidas. A entrega foi bem rápida. Recomendo tanto a leitura quanto o modo de divulgação e compra. Só não vou emprestar para ninguém da família...se quiserem vão ter que comprar (kkkk). Bjs e sucesso!