Com grande satisfação venho apresentar a presente obra que tem como título: VIZINHANÇA SOLIDÁRIA. EXERCÍCIO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL E A ÓTICA DO SARGENTO PAULISTA. E antes mesmo de pormenorizar o conteúdo acadêmico, convém fazer uma análise descritiva da ideia e de seu desenvolvimento.
Tenho sempre comigo uma frase que destaco em falas, aulas e palestras. Confesso que nem sei se tem um autor direto: O conhecimento só se torna bom se puder ser passado adiante, para que se torne uma possibilidade.
E foi assim que acreditamos lá em 2009 que o Programa Vizinhança Solidária seria essa possibilidade na sociedade e na Polícia Militar paulista.
Hoje (2022), com 13 (anos) que implantamos o incipiente programa em Santo André e com quase 10 anos (2013), que se tornou o Vizinhança Solidária uma ação institucional da Polícia Militar do Estado de São Paulo, podemos afiançar que é sim o conhecimento que não foi guardado. E não uma possibilidade, mas sim uma realidade.
Desde o lançamento de nosso livro “Vizinhança Solidária - Instrumento de Prevenção Social. Análise histórica. Cenários Prospectivos com a Pandemia Covid-19 e o Fenômeno da Violência Urbana”, em 26 de maio de 2021, na sede da Escola Superior de Sargentos, conseguimos levar a mensagem do conhecimento a diversos locais e pessoas, já que doamos 1 (um) exemplar da obra, para todos os professores da PMESP, da disciplina Polícia Comunitária. Na ocasião também receberam o livro os Aspirantes a Oficial e Alunos Sargentos (CFS I 20), hoje respectivamente 2º Tenente PM e 3º Sargento PM, que escreveram sobre o PVS em seus trabalhos de conclusão de curso.
A referida iniciativa foi repetida com os atuais 3º Sargentos (CFS II 20), que são autores agora da presente obra.
Nesta esteira, doamos um exemplar do livro, para diversas pessoas e entidades, com destaque para: (I) todos os CONSEG do Estado de São Paulo, biênio 2021/2022, via Coordenadoria dos CONSEG; (II) Ouvidoria das Polícias; (III) todas as bibliotecas das Escolas da PMESP (Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Centro de Altos Estudos de Segurança, Escola Superior de Sargentos, Escola Superior de Soldados, Escola de Educação Física e Escola Superior de Bombeiros).
Ainda doamos 100 livros para o Instituto A Casa do Jardim em Santo André, para serem comercializados e com repasse de 100% dos valores arrecadados destinados às crianças atendidas.
Diante desse pequeno contexto, apresento o projeto encampado por hoje 27 (vinte e sete) 3º Sargentos da Polícia Militar. Originalmente eram 34 (trinta e quatro), mas alguns declinaram de levar adiante o conhecimento, nosso respeito a todos, e por gratidão e homenagem, cada um foi citado no livro ao final de cada artigo.
É importante destacar que não há nos artigos aquela profundidade e rigor acadêmico, primeiro porque o Curso de Formação de Sargentos, é um curso de tecnólogo e segundo, pelo tempo exíguo na elaboração do artigo, são menos de 3 (três) meses, o que não permite a imersão de fato e de direito no tema. Mas aí está o que me permitam chamar de “pulo do gato”.
São 9 (nove) artigos teorizados da prática vivenciada por cada um dos autores, quando Cabos ou Soldados PM, em ações que já desenvolviam pelo Estado e ainda com suas chegadas na Escola de Sargentos, aprenderam nos estágios e visitações em diversas unidades policiais.
Quando os orientei de forma geral em meados de novembro de 2021, deixei-os bem à vontade para trazerem para o papel, não somente a teoria, mas a vivência dia a dia e o mais importante, que pudessem transmitir que o Vizinhança Solidária funciona nas mais diversas regiões e das mais variadas formas, assim, o artigo inicial trata da Proposta de Treinamento, Capacitação de Vizinho
Solidário e Tutor no Programa Vizinhança Solidária, o qual tive a honra de ser o orientador.
Seguido do segundo artigo com o título Programa Vizinhança Solidária: O Impacto Social em sua implantação e redução dos índices criminais na área da 1ª CIA, do 9º BPM/M, zona norte da capital paulista.
Na sequência, o terceiro artigo traz o Programa Vizinhança Solidária e os aspectos positivos dentro da comunidade Embu Guaçu.
O quarto artigo tem como abordagem o Programa Vizinhança Solidária e sua funcionalidade na prática com uso da ferramenta virtual “WHATSAPP”.
Ainda no fomento do programa e a tecnologia, o quinto artigo aborda O Aperfeiçoamento do PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA por meio da tecnologia da informação.
O sexto e sétimo artigo, abordam o programa e seu desenvolvimento em regiões comerciais, Programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA em área comercial e Implementação do PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA em centros comerciais.
Por derradeiro, o oitavo e nono artigo, de forma pontual abordam o programa em teoria e na região metropolitana. O PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA e Programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA na região metropolitana.
O Programa Vizinhança Solidária é a Segurança Pública depois da vírgula. Uma alusão ao artigo 144 da Constituição Federal de 1988. Segurança Pública um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Sendo certo que o Vizinhança Solidária, é a responsabilidade, é a integração de todos, no exercício do sentimento de pertencimento social.
Por isso que quando deixamos o Comando da Escola Superior de Sargentos no dia 16 de fevereiro de 2022, após 2 anos e 6 meses, acreditamos e ousamos em mais um projeto literário, já que o
Sargento é o elo da tropa. É o graduado que literalmente se “vestir a camisa”, faz acontecer, uma vez que a estratégia do policiamento orientado para problema e da polícia comunitária é do Capitão PM Comandante de Cia conjuntamente com a sociedade local, mas a execução do planejado, manutenção, atualização e aprimoramento, é de quem está na operacionalidade das ruas, 24 horas, e esse personagem é o Sargento PM.
Sem dúvidas o Sargento PM, em especial o que exerce a função de Comandante de Grupo Patrulha (CGP), tem a responsabilidade de empregar os recursos humanos e materiais na área territorial.
Destaco que por sermos policiais militares, estamos acostumados a batalhar por nossas conquistas sozinhos e não seria diferente agora neste projeto, por isso, toda a produção e elaboração da presente obra literária é custeada pelos próprios autores, sob nossa coordenação, apenas para dar o direcionamento de como seria o livro, por isso convidei a estarem comigo, amigos de uma trajetória na Escola Superior de Sargentos. Capitão PM Clovis, Capitão PM Marco Antonio, 1º Sargento PM Rafael, Cabo PM Diana e Cabo PM Barbara, responsáveis pela revisão ortográfica, metodologia e detalhes em geral.
O Tenente Coronel PM Ricardo Souza Barreto, amigo, que na função de Subcomandante, estudioso e coordenador da disciplina de Polícia Comunitária, traz uma resenha crítica intitulada: Oportunidades e barreiras da Comunicação Organizacional e suas narrativas nas relações institucionais, na construção de políticas públicas e na percepção de prevenções primária.
O Capitão PM Marco Antonio, com o texto: A Gênesis dos Trabalhos Acadêmicos no âmbito da Escola Superior de Sargentos, nos faz compreender desde logo a riqueza de cada artigo científico, que dá realidade a esta obra.
Destacamos que a integração entre pessoas é a marca do Sargento, e o grande amigo Tenente PM Dirceu, presidente da ASPOMIL (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares
do Estado de São Paulo), que no último dia 17 de abril de 2022, completou nada mais nada menos que 52 (cinquenta e dois) anos de Polícia Militar, aposentado desde 1994, continua um defensor institucional, assim novamente se interessou por estar conosco em mais um projeto acadêmico de difusão das Ciências Policiais e irá colaborar na impressão de exemplares do livro, que serão divididos entre os autores para melhor difusão do conhecimento nos 4 (quatro) rincões do Estado.
Ainda trazemos na presente obra o histórico da Escola Superior de Sargentos, breve histórico do Curso de Formação de Sargentos, principais dados da turma do CFS II – 20, destacando em quantos eram desde a fase do concurso, matrícula e formados, para demonstrar, que nada é fácil e sem sacrifícios.
Destacamos o patrono da turma e seu paraninfo e por último o eloquente discurso do atual Comandante da Escola no dia da formatura da turma em 11 de março de 2022.
Votos de uma boa leitura e que o fomento do conhecimento seja perene.
Temístocles Telmo Ferreira Araújo
Coronel PM, Diretor de Pessoal
Comandante da Escola Superior de Sargentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2022.
Sob nosso Comando foram 4.935 alunos formados, aperfeiçoados e especializados
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), Curso de Formação de Sargentos (CFS) e Curso de Técnica de Ensino (CTE).
ISBN | 9786500489934 |
Número de páginas | 180 |
Edición | 1 (2022) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 90g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.