Roberto Fortes

0 publicaciones

Sobre el autor

Escritor, poeta, historiador e jornalista, Roberto de Jesus Maciel Fortes nasceu em Iguape (SP) no dia 6 de agosto de 1962.

Desde cedo demonstrou inclinação às letras e ao estudo da História local. Aos 13 anos começou a escrever pequenos contos, que eram lidos e comentados por seus colegas de classe.

Aos 15 anos, escreveu seu primeiro poema, “Divagações de Um Adolescente Acerca do Amor”.

Aos 16 anos, estreou como jornalista, passando a colaborar mensalmente com o Jornal de Iguape.

Aos 18 anos, iniciou sistemático estudo da História de Iguape e do Vale do Ribeira, publicando seus trabalhos nos jornais locais e regionais, trazendo à luz fatos históricos totalmente desconhecidos do grande público.

Escreveu para diversos jornais do Vale do Ribeira (SP), entre os quais, A Tribuna do Ribeira, Correio do Vale, Correio de Iguape, A Comarca (depois Notícias do Vale), O Vale, Gazeta do Ribeira, Iguape Em Foco, Na Hora, A Barra da Jureia, Ecos do Bom Jesus.

Em 1983, tomou posse na Academia Eldoradense de Letras, ingressando também na Casa do Poeta “Francisca Júlia”, entidades dirigidas pelo poeta João Albano Mendes da Silva (J. Mendes), considerado um dos mais importantes intelectuais da região.

Em 1985, ingressou em várias entidades culturais do Rio Grande do Sul: Academia de Letras de Uruguaiana, Academia Internacional de Letras “Três Fronteiras” (Brasil - Argentina - Uruguai), Associação Uruguaianense de Escritores e Editores, Academia Internacional de Ciências Humanísticas, Clube da Poesia de Uruguaiana, Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana e Academia Internacional e Heráldica e Genealogia.

Em 1986, ingressou na Academia de Trovas do Vale do Paraíba, recebendo diploma “em homenagem por seu destaque no cenário poético brasileiro”.

Por ocasião da comemoração dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil, publicou no jornal O Estado de S. Paulo, de 1º de julho de 1988, o ensaio histórico “Katsura, A Primeira Colônia Japonesa do Brasil”.

Em 1995, passou a editar a Tribuna de Iguape, que circulou regularmente até 1997, recebendo moção de aplausos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, retornando em 2002 e circulando ininterruptamente até hoje.

De 1998 a 2020 manteve a coluna semanal Alfarrábios no Jornal Regional (Vale do Ribeira/SP).

É licenciado em Letras, pós-graduado em História do Brasil e sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Livros publicados:

- “Iguape... Nossa História” (2000), em dois volumes;

- “Almanaque do Senhor Bom Jesus de Iguape” (2006), em coautoria com o escritor Benedito Machado;

- “Lendas Iguapenses”, in “Enciclopédia Caiçara”, organização de Antônio Carlos Diegues, vol. 5, 2006).

- “O Tucano de Ouro – Crônicas da Jureia” (Editora Inteligência, 2012).

- “História da Imprensa em Iguape”, in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 2015.

- “Katsura, a primeira colônia japonesa do Brasil” (Gráfica Soset, 2018).

- “Iguape: Uma História”, in “Lagamar – Aspectos do Pitoresco Peculiar”, organização de Roberto J. Pugliese.

Participou das antologias literárias:

- “A Nova Poesia Brasileira” (1985)

- “Brasil Literário” (1985)

- “Literatura na distância (contos de oficina” (2020)
Insignias de reconocimiento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele

Sitio web oficial del autor

Alfarrabios
www.blogger.com/blog/posts/...
Noticias acerca de el autor y sus obras