Desde a aurora da raça humana que o homem olha para cima e sente-se maravilhado e assustado pela imensidão do espaço sideral. Quando analisamos de forma quantitativa os Astros que compõe o espaço, há sempre um espanto devido ao número de estrelas, galáxias, planetas e outros objetos celestes possíveis de existir no Cosmos.
Do conhecimento físico extraímos que todos os astros emitem algum tipo de radiação (seja na luz visível ou em alguma outra faixa do espectro eletromagnético), que viaja pelo espaço na velocidade da luz percorrendo distâncias astronômicas por milhões de anos até chegar aos nossos olhos ou aos nossos sensores calibrados e adaptados para vários tipos de frequências e energias de emissão.
No entanto, a curiosidade epistemológica não se nutre apenas no de observar, mas do desejo de conhecer em profundidade, de explorar. Daí o fascínio das ciências pela exploração espacial. Uma parte dessa exploração visa entender mais sobre o funcionamento e características físicas do espaço com todos os seus objetos, a outra intenta descobrir os efeitos a longo prazo da permanência humana no espaço para que seja possível cogitar a possibilidade de visitação ou povoamento da espécie humana em outros corpos celestes que não sejam a Terra. A tecnologia terrestre atualmente é completamente dependente do uso e operação de satélites e outros instrumentes em órbita, então, tanto para aqueles que se impressionam ou não com os feitos espaciais a vida das pessoas direta ou indiretamente para sua manutenção normal depende do domínio e presença de indivíduos ou de sondas robôs no espaço sideral. Então convido todos os(as) leitores(as) a conhecerem e se encantarem com toda a história cronologicamente, aqui, contada, desde à conquista e estabelecimento permanente no espaço. Dessa forma, início esse itinerário a partir dos principais foguetes lançados, passando pelas naves e estações espaciais tripuladas e terminando com as sondas, satélites, landers e rovers que foram enviados para a órbita da Terra ou de outros planetas do sistema solar.
ISBN | 9786500691986 |
Número de páginas | 185 |
Edición | 1 (2023) |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.