Neste livro “Deus em nós é antecipação e penhor do eterno no tempo”, e como subtítulo “Buscar viver com Deus e em Deus através dos Exercícios Espirituais Inacianos”. Vivemos em um mundo físico com suas quatro conhecidas dimensões do espaço-tempo: comprimento, largura, altura (ou profundidade) e tempo. No entanto, Deus mora em um reino diferente — o reino espiritual — além da percepção de nossos sentidos físicos. Não é que Deus não seja real; é uma questão de não estar limitado pelas leis e dimensões físicas que governam o nosso mundo (Isaías 57:15). Sabendo que "Deus é espírito" (João 4:24), qual é a relação dEle com o tempo? No Salmo 90, 4, Moisés usou uma analogia simples, mas profunda, para descrever a atemporalidade de Deus: "Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite." A eternidade de Deus é contrastada com a temporalidade do homem. As nossas vidas são curtas e frágeis, mas Deus não Se enfraquece ou falha com o passar do tempo. Em certo sentido, a marcação do tempo é irrelevante para Deus porque Ele a transcende. Pedro, em 2Pedro 3, 8, advertiu seus leitores a não deixar que esse fato crítico escapasse à atenção deles, que a perspectiva de Deus sobre o tempo é muito diferente da humanidade (ver também Salmos 102:12, 24-27). O Senhor não é limitado pelo tempo como nós. Ele está acima e fora da esfera do tempo. Deus vê todo o passado e o futuro da eternidade. O tempo que passa na Terra é um piscar de olhos na perspectiva atemporal de Deus. Um segundo não é diferente de uma eternidade; um bilhão de anos passam como segundos para o Deus eterno. Embora não possamos compreender essa ideia da eternidade ou da atemporalidade de Deus, em nossas mentes finitas tentamos limitar um Deus infinito ao nosso cronograma. Aqueles que tolamente exigem que Deus opere de acordo com o seu período de tempo ignoram o fato de que Ele é o "Alto e Sublime... que habita a eternidade" (Isaías 57:15). Esta descrição de Deus está muito distante da condição do homem: "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Salmo 90:10). Novamente, por causa de nossas mentes finitas, podemos apenas compreender o conceito da existência atemporal de Deus em parte. E, ao fazê-lo, nós O descrevemos como um Deus sem princípio nem fim, eterno, infinito, perpétuo, etc. O Salmo 90:2 declara: "…de eternidade a eternidade, tu és Deus" (ver também o Salmo 93:2). Ele sempre foi e sempre será.Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além do ministério da Palavra é do grupo da Liturgia da Paróquia de São Pedro. orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.
Número de páginas | 319 |
Edición | 1 (2024) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Espiral |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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