Escrevi este livro para que possa ser útil em uma ampla gama de circunstâncias: para sobreviventes de trauma aprenderem habilidades específicas para lidar com um ou mais desafios; como uma visão geral das diferentes práticas de atenção plena para traumas; como um guia para os profissionais de saúde fornecerem aos seus pacientes novas ferramentas; e como referência para estudantes, pesquisadores e outros interessados. Na verdade, vejo a divisão entre esses grupos como algo artificial, visto que todos nós já passamos por estresse, traumas, pensamentos difíceis e sentimentos perturbadores. A evidência da pesquisa indica que as habilidades de atenção plena e autocompaixão podem melhorar uma vasta gama de circunstâncias, incluindo a tarefa de fornecer cuidado e compreensão eficazes aos outros.
Se você está atualmente em meio a um trauma ou recuperação de trauma, recomendo a leitura deste livro em pequenas porções, em vez de tudo de uma vez, e preste muita atenção quando estiver se sentindo sobrecarregado para determinar quanta leitura ou prática fazer. Você também pode decidir que tipo de modificações fazer na prática para aumentar seu conforto (por exemplo, manter os olhos abertos ou infundir autoencorajamento em seus esforços). Você pode ter em mente a ideia de uma “janela terapêutica”1para recuperação de traumas - abordando pensamentos e sentimentos difíceis um pouco de cada vez, para que não pareça muito ou exceda sua capacidade atual de lidar, mas o suficiente para que você possa desafiar a evitação ou outros padrões difíceis e criar mudanças positivas. Muitas pessoas acham útil concentrar-se na construção de habilidades gerais de enfrentamento - como tolerar pequenos desconfortos ou praticar relaxamento corporal - antes de abordar o material relacionado ao trauma. Praticar habilidades de enfrentamento em uma variedade de situações as torna mais acessíveis ao enfrentar experiências mais desafiadoras.
O trauma e seus efeitos são extremamente diversos, e o que é mais útil para um de nós pode não ressoar para outro. Depois de capítulos introdutórios sobre as principais perspectivas e habilidades de atenção plena, trauma e autocompaixão, o livro é organizado de acordo com os desafios comuns relacionados ao trauma – como pensamentos e memórias intrusivos, depressão, evitação, dissociação e dificuldades de relacionamento. Cada capítulo contém informações básicas, resumos de pesquisas científicas, experiências pessoais e diretrizes para práticas específicas de mindfulness. Você não precisa aprender ou praticar todas as dezenas de habilidades oferecidas aqui, nem mesmo ler os capítulos na ordem. Encontrar e cultivar uma, duas ou três habilidades que funcionem bem para você pode produzir mudanças significativas. Ou,
Pode ser um tanto estranho ler um livro que descreva como fazer outra coisa – especialmente atividades incompatíveis com a leitura – porque a experiência de ler é muito diferente de largar o livro e realmente fazê-lo. No entanto, a prática de atenção plena e autocompaixão prevê fortemente mudanças positivas. Se você deseja praticar as habilidades em vez de apenas ler sobre elas, planeje quanto tempo deseja gastar lendo e reserve um tempo adicional dedicado às próprias práticas. Nossas intenções são importantes e poderosas (por exemplo, “eu deveria ser mais gentil comigo mesmo/praticar mindfulness/tirar um tempo para mim”). No entanto, a experiência de fazer geralmente é essencial para realmente fazer mudanças em nossas vidas. Como aprender um idioma ou um novo conjunto de exercícios físicos, a prática consistente é o que torna as habilidades uma segunda natureza. É mais provável que pratiquemos nossas habilidades se determinarmos um horário e um local específicos para o empreendimento, identificamos uma prática específica a ser seguida e, na verdade, a praticamos repetidamente.
Número de páginas | 239 |
Edición | 1 (2023) |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.