HISTÓRIA MONETÁRIA GREGA

Por ADEILSON NOGUEIRA

Código del libro: 352380

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Antigüedades y colecciones, Educación, Historia, Antigo, Grécia, Moedas & Medalhas

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Sinopsis

Um meio de troca metálico, passando pelo peso, foi adotado em um período muito antigo; mas o uso de moedas reais, sendo o peso e a pureza de cada peça garantido pelo governo de um estado por meio de selo público ou carimbo de caráter sagrado, foi uma invenção posterior.

As vantagens imensas de tal espécie de dinheiro em muitos dos principais ramos da civilização humana logo foram universalmente sentidas; e seu grande valor era tão evidente, que sua origem veio a ser investida de um caráter místico, e foi por eras sucessivas envolta em fábulas: Saturno, Mercúrio e outras divindades, tendo sucessivamente recebido o crédito desta importante invenção.

Como muitas outras invenções mais úteis do homem, a data precisa da origem do dinheiro cunhado se perde na obscuridade; no entanto, uma aproximação a ele pode ser feita com algum grau de certeza.

Nosso registro mais antigo da civilização primitiva, a Bíblia, nos informa que ouro e prata eram usados no lugar da troca direta já na época de Shem, e lá aprendemos que Abraão voltou do Egito “muito rico em gado, prata e ouro.” Isso foi, de acordo com o cálculo comumente aceito, 1918 anos antes da era cristã. Agora, grande parte desta prata e ouro pode consistir em ricos vasos de bebida e em joias, muito sem dúvida era dinheiro real, pois as esculturas pintadas do Egito ainda mostram, em alguns casos, tão recentes quanto quando foram executadas, que a prata e o ouro eram conhecidos pelos egípcios e eram comumente usados como meio de circulação.

Esse dinheiro tinha, evidentemente, a forma de aneis, como mostram as pinturas-esculturas, onde se vêem figuras pesando-o, enquanto outros anotam em uma tabuinha a quantia exata. Esse tipo de dinheiro, passando por peso e não por conta, tem, portanto, um caráter totalmente distinto das moedas. Temos uma notícia mais positiva deste tipo de dinheiro, onde se afirma que Abraão deu a Abimeleque, Rei de Gera, mil moedas de prata, evidentemente referindo-se a dinheiro desta descrição; e também na compra do campo de Machpelah, quando "Abraão pesou para Efrom a prata que ele havia nomeado", quatrocentos siclos de prata, dinheiro corrente, com o comerciante.

Assim, descobrimos que uma moeda metálica existia positivamente neste período inicial, e que o siclo já estava estabelecido como um peso nacional judaico, embora ainda fosse desconhecido como uma moeda. Este siclo é, no livro de Jó, chamado kesitah (um cordeiro), o peso sendo possivelmente feito nessa forma; como os vemos no de ovelhas e outros animais nas pinturas egípcias, e eles foram descobertos em formas semelhantes. Esses aneis nas pinturas egípcias são simplesmente pintados como simples círculos de metal, mas aparentemente capazes de serem abertos em um lado, para que possam ser amarrados juntos formando uma cadeia.

Talvez não haja uma série de moedas que, em qualquer período da história do mundo, proporcionou uma medida de instrução e entretenimento para acadêmicos e alunos, também aos colecionadores, igual ao criado e mantido pelo dinheiro da Grécia Antiga e dos países sujeitos à influência grega, em todos os metais do século sétimo a.C. ao século III d.C. o prazer e lucro decorrentes da pesquisa e interpretação deste corpo verdadeiramente imenso de monumentos autênticos da história religiosa, social e política da maior nação da antiguidade tem sido incessante, e mostra-se inesgotável.

Ninguém nunca escreveu sua própria vida tão completa, tão ampla, tão pitoresca como os helenos, ou em personagens tão convincentes e tão imperecíveis.

Em comparação com todos os outros sistemas de cunhagem, o grego se destaca em seu imorredouro interesse como um reflexo fiel dos cultos religiosos, os sentimentos sociais, os usos populares e política, transações e vicissitudes de uma nacionalidade única, que uma vez tornou sua influência sensível sobre uma grande parte do mundo civilizado, e ainda não só pode transmitir seu gênio peculiar a outras comunidades, mas sobreviveu o suficiente para testemunhar o declínio de sua própria glória como berçário e dona das artes.

A introdução da cunhagem, que geralmente é considerada como a base da dos gregos, tem que ser procurada fora dos limites da Hellas e em outro continente.

A história da invenção do dinheiro pelos lídios do século VII a.C. foi dita com frequência suficiente para se tornar familiar a todos.

Um intervalo muito considerável deve ter decorrido - dois séculos ou mais - antes dos gregos começarem a adquirir a faculdade de comunicar com pedaços ou discos de metal suas impressões de objetos naturais; e os lingotes de ouro de Lampsacus, atribuídos ao século V a.C., podem ser os memoriais mais antigos em existência do tratamento ousado que vemos finalmente levado a tal perfeição durante o melhor período da arte.

Aristóteles, na linguagem em que o melhor economista dificilmente poderia melhorar, explicou a verdadeira origem de uma moeda metálica.

“Como os benefícios do comércio foram amplamente estendidos, importando commodities das quais havia uma deficiência, e exportando aquelas em que havia sobra, a utilização de uma moeda era um dispositivo indispensável. Como o necessário às necessidades da natureza nem tudo era facilmente transportável, as pessoas concordaram, para fins de troca, em mutuamente dar e receber algum artigo que, embora fosse em si uma mercadoria, fosse fácil para lidar com os negócios da vida, algum artigo como ouro ou prata, que a princípio era definido apenas pelo tamanho e peso, embora, finalmente, eles foram mais longe, e colocaram um selo sobre cada moeda para livrá-los do trabalho de pesá-la, sendo o selo impresso na moeda uma indicação de quantidade.” (Política, I. 6, 14)

Cada cidade tinha suas moedas, que cunhava e regulava à vontade, atuando na matéria com completa independência, no isolamento de sua própria soberania, e sem se importar com qual curso foi tomado por seus vizinhos mais próximos.

O número de casas de cunhagem foi certamente grande, entre 1.500 e 2.000. Mais de cinquenta cidades gregas na Sicília cunharam moedas. A pequena ilha de Ceos, com menos de 16 km de largura, tinha três casas ativas. Algumas cidades são conhecidas apenas por suas moedas.

Características

Número de páginas 316
Edición 1 (2020)
Formato A4 (210x297)
Acabado Folleto
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Portugués

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ADEILSON NOGUEIRA

ADEILSON SANTANA NOGUEIRA — Nascido em Estância-SE, em 30/06/1969, filho de Francisco de Carvalho Nogueira (I.M.) e de Maria Aldeiza Santana Nogueira, desde cedo apresentou interesse pela literatura e pela poesia, tanto é assim que, aos 11 já escrevia os primeiros poemas, com premiação em concurso de poesia no Colégio Costa e Silva, em Aracaju, cuja temática era a discriminação racial, também obtendo premiações na cidade de Lagarto, no Colégio Polivalente. Aos 10 anos, recebeu das mãos do Prefeito Heráclito Rollemberg, em Aracaju, o Certificado que lhe concedia o título de secretário mirim da educação. Em 1987 teve poemas publicados em dois livros no Rio de Janeiro: Brasil Literário (Crisalis Editora) e Poesia Brasileira (Shogun Editora e Arte), além de diversos escritos para o Jornal de Campos, Styllo, Primo Notícias, em Tobias Barreto, Folha da Jhô, em Lagarto, e Jornal da Manhã e Jornal da Cidade, em Aracaju. Jornalista, Radialista, Bacharel em Direito, Escritor, Tutor em EAD, Docente do Ensino Superior, com curso de Planejamento e Orçamento Governamentais, Portas Abertas para a inclusão - Educação Física Inclusiva, pela UNICEF e Fundação Barcelona, e Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais, possui mais de 1.000 títulos publicados. Em 1987, a convite, fez um programa direcionado à cultura na Rádio Progresso de Lagarto, fato que o estimulou a fazer o curso de radialista na cidade de Itabuna-BA, tendo passado pela Rádio Progresso, Rádio Clube de Itapicuru, Rádio Luandê FM e Rádio Imperatriz (atual Ilha AM). Em 1999, ocupava o cargo de assessor de Comunicação na Prefeitura de Tobias Barreto, onde coordenou o Jornal Cidadania pra valer, de publicação mensal, na gestão do então prefeito Diógenes Almeida, fazendo parte, também, do colegiado das Políticas Educacionais. Professor desde 1988, prestou serviços à educação nos Colégios Monsenhor Basilíscio Raposo, Colégio Nsª Srª Menina, Ranchinho Feliz, Educandário Nsª Srª do Carmo, Colégio Cenecista Arnaldo Dantas, na Barra dos Coqueiros, além do SENAC e do CENAPE – curso pré-vestibular. Sempre que possível, levou oficiais da polícia militar à sala de aula para darem palestras contra o uso de entorpecentes. Em 1992, viajou para o Japão, onde trabalhou na Mitsubishi Motors Corporation, sediada na cidade de Nagoya, retornando em 1994. Primeiro representante da Anistia internacional em Sergipe, foi graças ao seu esforço decisivo junto ao Ministério da Justiça do Governo Peruano, sob a ditadura Fujimori, que a Anistia conseguiu a liberdade para um outro professor, injustamente encarcerado por comentar questões políticas em sala de aula. No Brasil e no Japão comandou greves, neste último, conheceu de perto a perseguição promovida pelos sindicatos patronais ao proletariado.

De 2005 a 2012, ocupou o cargo de Assessor Jurídico na Prefeitura Municipal de Tobias Barreto, de onde presidiu a comissão responsável pelo 2º Concurso Público na gestão da então prefeita Marly Barreto, além de colaborar na Lei que criou o Plano Diretor, entre tantas outras. Membro da Academia Tobiense de Letras e Artes – ATLAS, ocupou a presidência no biênio 2015-2017.

Numismata desde os seis anos de idade, suas 10 palestras sobre coleção de moedas antigas, registradas em DVD’s, viajaram pelos quatro cantos do País, para os Estados Unidos e Europa, tendo seu nome sempre lembrado nos encontros de colecionadores por todo o País.

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