O livro de estreia da escritora MARIA JOSÉ SOARES PASSOS, contendo 85 crônicas, com profundas reflexões sobre a vida, religião, a Natureza, a imensidão deste mundo maravilhoso, o Universo, e, principalmente, sobre Deus e as bênçãos que Ele derrama sobre a humanidade.
Acompanhe ao longo deste livro alguns textos filosóficos, a respeito da vida, das maravilhas do mundo e da presença de Deus entre nós, como em “O JARDIM DO UNIVERSO” (pág. 12):
O Jardim, mais do que um lugar, também é uma ideia, e reflete nossos pensamentos e nossa cultura, em todos os períodos da História, tradicionais e antigos, até esta era contemporânea, que cultiva novos conhecimentos todo o tempo.
Ou em “É NA SIMPLICIDADE” (pág. 15):
Numa paisagem bucólica, uma casa humilde sobressai, como num sonho, magnífica no verdadeiro capricho em seu interior e também no exterior.
Maria José declara seu amor irrestrito a Deus e às Suas obras em vários textos, como em “FUI SURPREENDIDA!” (pág. 22):
"Agradeci ao Criador Universal, pelo belo presente, recebido nessa minha nova manhã que chegou arrebatadora, trazendo consigo novas perspectivas, novo recomeço, nova página do livro da vida…
Maravilhas perfumadas e desenhadas, para serem entregues a cada ser humano que tivesse o privilégio de estar ainda vivo, neste planeta Terra!
Os textos deste belo livro estão cheios de belas reflexões, como em “O RAIAR DA AURORA” (pág. 23):
Sem o Amor, esse Cosmo seria apagado e fosco, desprovido da magia que ele nos oferece!
Em outros textos, a autora agradece a Deus pelas maravilhas que espalhou pelo mundo, como em “PAISAGEM DO UNIVERSO ENCANTADO” (pág. 29):
À noite, no céu, contemplem a magia celestial!
A lua despida e faceira, banhando-se nas águas cristalinas do mar, no qual devagar vai se escondendo!
A autora coloca sua verve criativa em textos lúdicos e que quase nos fazem enxergar a mesma paisagem que ela, como em “O AMANHECER DA AURORA” (pág. 28):
Toda a Natureza, com suas árvores, campos, águas, jardins, pássaros, e todos os animais racionais e irracionais, compõem essa nota musical, que é uma parte mágica desse Universo encantador, gerando uma luz mística para iluminar o nosso dia!
Maria José, em sua veia poética, descreve com maestria sua visão das maravilhas do Universo, como em “O QUE EU VEJO DENTRO DE MIM” (pág. 33):
O infinito transborda de tamanha beleza, onde as estrelas, o Sol, a Lua, as matas, montanhas, vegetais, o vento, a chuva, pássaros, répteis, animais e seres humanos, todos vivenciam a magia dessa beleza universal!
Da mesma forma, em “QUANDO O SOL SE PÕE” (pág. 34):
Quando o Sol se põe, é um aviso de que ele está indo descansar, e passando o seu bastão para a noite, que, com a sua sutileza, conduzirá o Universo até ao amanhecer.
Amanhã será um novo dia, um novo recomeço, uma nova história, escrita por cada um de nós, nas páginas no livro da vida!
Maria José descreve em cores lúdicas paisagens mágicas deste lindo planeta azul, criado por Deus, como em “ALERTA DE DEUS” (pág. 36):
Quem pintou o céu de azul anil, deu brilho às estrelas, prateou a Lua, colocou raios dourados no Sol, plantou as árvores, semeou as mais belas sementes, encheu de rosas perfumadas os jardins, de flores campestres os campos, encheu os rios e mares de águas cristalinas, criou os pássaros, e todos os animais viventes da face da Terra, e os seres humanos?
E se aventura em ternas divagações sobre nossas próprias histórias, como em “SOMOS LONGAS HISTÓRIAS” (pág. 66):
Somos longas histórias cobertas de pequenos detalhes.
Cada ser que chega a este planeta Terra, já tem um plano divino em vista, preparado pelo Criador, com todo carinho e amor!
O lirismo de Maria José está também explícito em textos reflexivos sobre a vida, como em “VIDA!” (pág. 32):
O que direi sobre você, Vida?
Mesmo vivendo centenas de anos, com certeza, não conseguiria lhe dar os sinônimos corretos, que você, Vida, é merecedora!
E também sobre os mistérios da Imensidão, como em “DEVEMOS DAR GRAÇAS AO CRIADOR, EM TODOS OS MOMENTOS, PELA NOSSA EXISTÊNCIA” (pág. 55):
Assim é a essência de nossa vida, sendo jorrada por todo o universo, e aplaudida até pelas mínimas partículas, que compõem esta imensidão estupendamente maravilhosa, que é o firmamento, esculpido pelas mãos mais sábias que existem!
Em outros textos, sua sensibilidade à flor da pele fica exposta em trechos lindos como em “VIVER NA PLENITUDE DOS BONS, EIS O PONTO MÁXIMO DE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA” (pág. 61):
Sejamos disponíveis e amáveis, dentro das possibilidades máximas de cada um, para com os nossos irmãos de caminhada.
Pois onde existe amor, não existe ódio.
Onde o amor se faz morada, o perdão caminha de mãos dadas.
Enfim, onde se ama de verdade, a paz de espírito está presente no coração humano, onde Deus permanecerá para sempre.
Maria José escreve com perfeição textos lúdicos, como em “NASCER PARA A VIDA” (pág. 62):
Nas estradas que percorrermos, que as nossas pegadas sejam com marcas indeléveis…
Tenras…
Amorosas e que deixem saudades depois que partirmos…
Em “O MILAGRE DE DEUS” (pág. 64), a autora descreve com perfeição algum dos milagres que presenciamos a cada dia, sem nem percebermos:
Repete-se todos os dias, em todos os momentos...
Se hoje de manhã você abriu os seus olhos, olhe o Milagre aí, acontecendo...
Como uma flor nascendo no asfalto, e, mesmo assim, mostrando-se numa beleza angelical, de tão linda...
Em suas pétalas, podemos, se fecharmos os olhos, enxergar o mais belo sorriso do seu próprio Criador!
E descreve trechos do livro da vida de todos nós, como em “O ENCANTAMENTO DA NATUREZA” (pág. 65):
Hoje, escreveremos outra página no livro de nossa vida, de cores mescladas, para que possamos deixar em nosso caminhar, um rastro com colírio luminoso, para que cada ser vivo que cruzar a nossa estrada possa enxergar, ter a percepção e usufruir também do mesmo Amor Universal, o qual estamos vivenciando gratuitamente...
Admiradora fervorosa da Natureza e dos seres vivos, Maria José fala-nos sobre as atrocidades dos seres humanos em relação a eles, em “OS ANIMAIZINHOS SÃO PARTES INTEGRANTES DA NATUREZA” (pág. 76):
Mas, infelizmente, os seres humanos, que são considerados os mais inteligentes de toda a criação, são os maiores depredadores da flora, fauna e de toda a Natureza!
Em suas atitudes perversas na preservação deste mundo encantado, os seres humanos perderam a sua essência, e pouco ou nada têm de parecido com a imagem e semelhança de quem os criou, e deu o exemplo do maior amor já existente na face da terra: Deus!!!
Neste livro, a autora fala sobre a importância dos amigos em nossa caminhada, e um exemplo está em “PAISAGEM DO UNIVERSO ENCANTADO” (pág. 29):
Mas todos os amigos que passaram pela nossa vida, sempre trouxeram flores, para colorirem e perfumarem os nossos caminhos...
O belo de tudo isso é que, para onde quer que nossos amigos forem, quando tivermos a felicidade de um reencontro, a amizade fluirá, com a mesma intensidade de antes!
Maria José, em seus textos, leva-nos a viagens pelo planeta, como em “UMA VISÃO DESLUMBRANTE” (pág.89):
Visitando paisagens montanhosas, cheias de picos que parecem se elevar até os céus, espalhando-se através do horizonte, algumas mais altas, outras menores, em alguns dias todos eles repletos da neve que desce do céu, numa visão mágica dos múltiplos mistérios deste mundo repleto de maravilhas, colocamo-nos a pensar nesses mistérios, rendendo-nos a uma conclusão inevitável: este mundo maravilhoso, provavelmente um dos mais belos do Universo, uma obra magnífica do Criador de todas as coisas, nunca esteve tão ao nosso alcance, mesmo se não pudermos viajar para conhecer suas maravilhas, através de filmes disponíveis gratuitamente no Youtube, onde podemos conhecer e admirar todas as maravilhas espalhadas ao redor do mundo, hoje ao nosso alcance através da tecnologia.
A autora nos fala sobre a presença de Deus em nossa vida, em “A ESSÊNCIA DE DEUS DEIXA NOSSOS OLHOS EM ÊXTASE” (pág. 98):
Toda essa magia, na imaginação de um poeta, torna-se uma das obras mais lindas que as folhas em branco de um livro possam receber!
É um quadro sendo pintado, pelas mãos mais sábias, que possam existir...
E, para encerrar essa breve jornada pelos escritos mágicos de Maria José neste belo livro, apresento-lhes um trecho de “ORAÇÃO CONTEMPLATIVA” (pág. 119), sobre a presença de Deus em nossas vidas:
Deus faz-se morada em nosso coração!
O caminho que nos leva até lá, só é encontrado no silêncio!
Pois é um lugar de paz e calmaria profunda.
Onde a alma se acalma e renova a sua Fé!
ISBN | 9786501212746 |
Número de páginas | 117 |
Edición | 1 (2024) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.