Pedro Renato Lima de Mendonça é filho de pai peruano e mãe amazonense. Completou o curso primário em escolas públicas; o curso ginasial iniciado no Seminário São José foi concluído no Ginásio Dom Pedro II, onde cursou o Científico, voltado para ciências exatas. De mudança para São Paulo cursou Engenharia de Operação; depois, para o Rio de Janeiro, Engenharia Mecânica. A conquista de um emprego concursado na Petrobrás, onde trabalhou e se aposentou, causou-lhe uma vida nômade, morando em várias cidades.
O gosto pela leitura e paixão pelas palavras apareceu com o Curso de Letras da Universidade Federal Fluminense em Niterói, no final dos anos 1990. A partir de então, participou de concursos promovidos pela estatal.
Publicou seu primeiro livro, de crônicas e contos: "Renato, Aos Poucos", rememorando episódios intensos de sua infância e adolescência vividas em Manaus, e inserindo temais atuais com opiniões sobre a ética e moral da vida nas grandes cidades. Depois publicou "A Saga de Um Peruano", resenha biográfica sobre seu pai, que emigrou de sua terra natal aos onze anos; "Pedro, o Cobrador", escrito em prosa romanceada, seu terceiro livro, resgata episódio da conquista de seu primeiro emprego no alvorecer da Zona Franca de Manaus. Como continuidade à série de crônicas, escreveu "Renato, Aos Poucos Vol. II", trazendo para o leitor mais reminiscências de sua vida e um tributo à sua mãe Francisca Pereira Lima.
De forma lúdica, investiu na Literatura Infantil, para oferecer aos leitores mirins um livro de contos, "Pedrinho & Suas Estórias". "Pedro, o Seminarista", é mais um livro de prosa, ambientado no Seminário onde estudou, e conta os dois anos de internato que aconteceu justamente no início do regime militar no Brasil.
Neste ano publicou o livro biográfico de sua mãe, "Chicuta", uma narrativa de seus escassos 35 anos de vida e "Azaleias e Rosas", um livro intimista contendo sonetos e crônicas.
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.