Do meu ponto de vista, um bom design de software é a essência de todo projeto de software bem-sucedido. Ainda assim, apesar de seu papel fundamental, há tão pouca literatura sobre o assunto e muito poucos conselhos sobre o que fazer e como fazer as coisas corretamente. Por quê? Bem, porque é difícil. Muito difícil. Provavelmente a faceta mais difícil de escrever software que temos que enfrentar. E isso porque não existe uma única solução “certa”, nenhum conselho “de ouro” para passar pelas gerações de desenvolvedores de software. Sempre depende.
Apesar dessa limitação, darei conselhos sobre como projetar um software bom e de alta qualidade. Fornecerei princípios de design, diretrizes de design e padrões de design que ajudarão você a entender melhor como gerenciar dependências e transformar seu software em algo com o qual você possa trabalhar por décadas. Como afirmado anteriormente, não há conselho “de ouro”, e este livro não contém nenhuma solução definitiva ou perfeita. Em vez disso, tento mostrar os aspectos mais fundamentais de um bom software, os detalhes mais importantes, a diversidade e os prós e contras de diferentes designs. Também formularei objetivos de design intrínsecos e demonstrarei como atingir esses objetivos com o C++ moderno.
Número de páginas | 402 |
Edición | 1 (2022) |
Idioma | Portugués |
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