R E T E X T U A L I Z A Ç Ã O

aspectos educativos, artístico-literários e descoloniais

Por José Flávio da Paz (Org.)

Código del libro: 366024

Categorías

Semiótica E Teoria, Poetry, Filme, Literatura Nacional, Crítica literaria, Artes escénicas

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Sinopsis

PREFÁCIO

Márcia Dias dos Santos

Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Campus Guajará-Mirim

A presente edição da obra Retextualização, nesta 5ª edição abordará os aspectos educativos, artístico-literários e descoloniais e conta com valiosos sete artigos e um ensaio escritos por pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil.

As pesquisadoras Antonia Cristina Valentim da Luz (UFMT) e Deise Leite Bitencourt Friedrich (IFRS), no capítulo 1, intitulado PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO PRESENTES NO SEMINÁRIO ACADÊMICO abrem este livro e trazem reflexões e resultados de uma pesquisa realizada em quatro cursos de Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso/campus Cuiabá, quais sejam: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Psicologia e Sistemas de Informação. Na pesquisa, discutem sobre os processos de retextualização presentes no Seminário Acadêmico. O objetivo do estudo foi evidenciar os processos de retextualização presentes na preparação e na apresentação do gênero, investigando as dificuldades encontradas pelos graduandos nestas duas etapas. Para tanto, adotaram a metodologia qualitativa ao analisar os relatos dos sujeitos. As reflexões que partiram das análises apontam para a necessidade de sistematização e ensino do gênero oral em foco.

No segundo capítulo, sob o título “ATRÁS DA PORTA”: CENAS CINEMATOGRÁFICAS INTIMISTAS DE SOLIDÃO, o pesquisador, Bento Matias Gonzaga Filho (UNEMAT) buscou evidenciar e exercitar a percepção de cenas de cinema na letra da canção “Atrás da porta”, de 1972, composta por Chico Buarque de Hollanda. Através dessa luz, discutiu a solidão intimista da personagem da mulher. Segundo Adélia Bezerra de Meneses (2001, p. 94) “a separação do casal é mostrada quase que cinematograficamente, pelo movimento de distanciamento da mulher em relação ao homem, como que focalizado por uma câmera de cinema”. A voz feminina abafada, suscitando cenas de um filme, é constante como algo íntimo, grão do corpo, em toda a composição de “Atrás da porta”. Na última estrofe, ela é a extensão imagética do dilaceramento da mulher abandonada e humilhada, mas é ao mesmo tempo, a possibilidade do grito, da expressão, do transbordamento no gesto dramático. Chico Buarque demonstra o apuro com o sentido do verso e a imagética a ser despertada no leitor ou ouvinte da canção, como se fosse a montagem de um filme, muito discutida nos textos de Sergei Eisenstein. Há a quebra e o conjunto ao mesmo tempo, o não paralelismo e a síntese. As imagens cinematográficas são decantadas pelo verso.

O capítulo três, REVISITAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO MITO DAS ICAMIABAS NA OBRA PEQUENAS GUERREIRAS DE YAGUARÊ YAMÃ de Delma Pacheco Sicsú (UEA) e Luis Alberto Mendes de Carvalho (UEA), os autores dialogam acerca do mito das Icamiabas entre a versão produzida por Frei Gaspar de Carvajal e a versão do escritor indígena Yaguarê Yamã. Nesta discussão, problematizam a respeito da condição da mulher indígena e a função ideológica do mito, contrapondo o relato de Carvajal com a obra Pequenas Guerreiras de Yaguarê Yamã. Desse modo, as temáticas em tela são orquestradas a partir da revisitação e desconstrução do mito original presente em Carvajal. Os estudos de Jacques Derrida (2014; 2017), portanto, foram de suma importância para consistência desse trabalho, pois neles se encontram as bases fundamentais sobre a desconstrução a que farão menção. Tomaram de igual modo, como suporte teórico, os estudos de Campbell (1990), Mbembe (2014), Kopenawa (2015), Cassirer (2011), entre outros.

O pesquisador, Jesuino Arvelino Pinto (UNEMAT) e a pesquisadora Julianna Alves Bahia (UNEMAT) no capítulo seguinte, LITERATURA, HISTÓRIA E POLÍTICA NO ROMANCE PREDADORES:O PROCESSO DE (DES)(RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA analisam o romance Predadores, de Pepetela, buscando apreender as formas de representação da condição itinerante que muitos grupos sociais se submetem em função das consequências de revoltas e guerras, modos de governo autoritários e mesmo de acidentes naturais. Ainda, refletem sobre a reestruturação das memórias na formação da identidade de um povo, tendo a personagem central, Vladimiro Caposso, como elemento catalisador da trama demarcada pelo período de 1974 a 2004, compreendendo trinta anos, a partir das lutas finais pela Independência de Angola. Nesse sentido, acreditam que a literatura pode servir de ferramenta de registro e manutenção dos costumes e tradições dominantes, uma vez que o discurso se materializa na oralidade e na escrita, que perpassam a História da evolução do homem como ser social. O suporte teórico do trabalho constitui-se em estudos que permeiam a relação Literatura, História, Política e Sociedade, perpassando pelas acepções de memória e identidade, como: Mata (1993), Candido (1976, 1989), Barthes (1988), Carvalho (2010), Hall (2006), Ricoeur (2007), Lukács (2000) dentre outros. No que tange à formação da identidade cultural, a literatura traduz peculiaridades locais, manifestando os traços do momento histórico e da realidade social nela abordados.

Em NOS CAMINHOS DA RESISTÊNCIA: A POÉTICA CASALDALIANA E A FORTUNA CRÍTICA, os pesquisadores Marcos Fabio da Silva (UNEMAT) e Henrique Roriz Aarestrup Alves (UNEMAT) apresentam uma parte expressiva da fortuna crítica produzida a partir de estudos da obra de Pedro Casaldáliga, com o objetivo de identificar os gêneros, temáticas e imagens recorrentes para, assim, delinear as características fundamentais da poética contemporânea de resistência presentes nas obras do autor.

O pesquisador Néstor Raúl González Gutiérrez, no penúltimo capítulo desta edição, sob o título: LITERATURA E OUTRAS ARTES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO EM PRODUÇÕES FRANCO-LUSÓFONAS, analisa a construção da identidade de gênero a partir das perspectivas biopsicossociais nos contos “Maria Rapaz”, de Rosario Ngunza, e “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo e na produção cinematográfica francesa Tomboy, de Céline Sciamma. Após o estudo das obras, debate a dicotomia gênero e sexo compara as obras reforçando temas como: a construção da identidade de gênero na infância, o corpo como elemento diferenciador biológico e cultural, a sociedade como moduladora das condutas e a violência de gênero como eixo transgressor da intolerância social.

Encerrando a sessão dos artigos resultantes de pesquisas de revisão bibliográficas e/ou aplicadas, a tríade, Rilane Silva Reverdito Geminiano (UNESP)

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP) e Luciana Raimunda de Lana Costa (UNEMAT), no capítulo, CIÊNCIA E EXPERIÊNCIA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM NAS ALDEIAS DOS KATITÃULHU apresentam a escola como a principal precursora da mudança de perspectiva de todo ser humano, pois por meio dela se discute possibilidades de novos caminhos e tem por missão fazer a passagem para novos conhecimentos, novas tradições e novas linguagens. A partir de demandas de implantação de escolas indígenas, acreditam haver empecilhos tanto institucionais quanto culturais e ideológicos que impõem dificuldades para que o ameríndio tenha acesso à educação dentro da sua comunidade. A questão cultural e o entrave com o ensino científico oficial são uma das situações que se apresentam em debate para que a educação se torne um direito efetivo para a comunidade indígena. A dominação social e territorial persiste em transpor-se também para o âmbito de dominância do conhecimento. Neste sentido, o texto discute ainda, a implantação/implementação escolar no espaço das comunidades indígenas para além das regras do não indígena (horário, calendário, currículo e profissionais) para que a sua cultura e tradicionalidade sejam perpetuadas e difundidas com os novos povos.

No ensaio ANÁLISE MILTONIANA NO CLÁSSICO DA FICÇÃO CIENTÍFICA “20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS” DE JÚLIO VERNE, o pesquisador, Tito José de Barba Avaroma apresenta o professor de geografia como transformador e transmissor de conhecimento, podendo usar as maneiras metodológicas mais significativas e que demonstram resultados satisfatórios no ensino-aprendizado, a utilização da leitura como método humanístico de tornar o educando autônomo. O incentivo a leituras de gêneros textuais variados pode ser um fator primordial no reconhecimento das múltiplas formas de expressão da escrita e que o professor pode ser um elemento fundamental na vida e na construção socioeducativa do indivíduo. Analisa a obra clássica de ficção científica de Júlio Verne – Vinte Mil Léguas Submarinas caracterizando-a como uma indicação de leitura primordial na construção de aulas de geografia envolvendo a leitura.

Nesse cenário, cumpre-se mais uma etapa na busca da socialização do conhecimento e do saber humano, por meio dos mais variados temas resultantes de pesquisas diversas nas áreas de Humanidades e Artes.

Parabéns aos autores, autoras e ao organizador.

Boa leitura!

Características

Número de páginas 190
Edición 5 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabado Tapa blanda (con solapas)
Coloración Blanco y negro
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Portugués

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Habla con el autor

José Flávio da Paz (Org.)

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; Mestre em Estudos Literários-UNIR; Mestre em Letras-UNIMAR; MBA em Comunicação e Semiótica-Farese; Especialista em Docência no Ensino Superior-FIBH; MBA em Gestão da Educação a Distância-EAD-Faceminas; Especialista em Tecnologias e Educação a Distância-FIBH; Linguística Aplicada-Faceminas; Educação, Gêneros e Sexualidade-Faceminas; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais-Farese; LIBRAS ? TILS: Tradução e Interpretação da Língua Brasileira De Sinais-ISEAT; Projetos Sociais e Politicas Públicas-Farese; Docência com Ênfase em Educação Básica-IFMG; Neurociência e Aprendizagem-ISEAT; Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos-ISEAT; Gestão Pública e Gestão Ambiental-Faceminas; Educação e Sociedade-FAEL; Língua Portuguesa - Redação e Oratória-FAEL; História e Cultura Afro-Brasileira-Futura; Língua, Linguística e Literatura-FBMG; Produção Textual-Faveni; Gestão Escolar Integradora (Adm., Orientação, Inspeção e Supervisão)-FBMG, Teoria da Literatura e Produção de Texto-FBMG; Filosofia e Sociologia-Faveni; Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Futura; Pedagogia Empresarial-Faiara; Alfabetização e Letramento-UCAM entre outras. Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa - UNIFAP e bacharel em Letras/Libras - UFSC. Áreas de interesse e pesquisa: Aspectos comparados da cultura e da literatura afro-brasileira em diálogos interdisciplinares; Didática e Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa: aspectos inter, multi e transdisciplinar; Ensino-aprendizado da Língua e das Literaturas Portuguesas; Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa e da Literatura mediado por TIC?s; Estudo dos gêneros textuais e literários: teorias e práticas; Formação leitora, letramento literário e processo de multiletramento; Leitura de imagem e comunicação não verbal: as funções das imagens no processo de ensino-aprendizagem; Poesia marginal, LGBTQIA+ e de autoria feminina; Produção de material didático com recursos alternativos para o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa baseado nas perspectivas do Método Natural de Ensino; Educação especial e inclusiva; Educação de surdos; Produção, Crítica e Edição de Textos; Semiótica, estética e discurso visual; Variação linguística e mecanismos da Sociolinguística e da Psicolinguística entre outros. Foi Educador Infantil - SEMED/PMN; Professor das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio de 1989 a 2007 na iniciativa privada e SEED/GEA, conciliando a função docente da Educação Básica e do Ensino Superior de 2007 a 2015 na iniciativa privada e pública nas funções de professor substituto, coordenador de polo EaD, professor formador, professor pesquisador e tutor EaD no IFRN, UERN e UFRN, assumindo desde 2016, em caráter de dedicação exclusiva, a função de Professor efetivo do Magistério Superior, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - DLV/UNIR. É Membro do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq; Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia Contemporânea de Autoria Feminina no Norte e no Nordeste do Brasil-UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara dos Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Bolsista/Pesquisador do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

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