Ernesto Nazareth

Um Estudo de Concerto

Por Cleida Lourenço da Silva

Código del libro: 377598

Categorías

Composição, Artista Individual, Música, Arte

Comparte ese libro
Esa página ha sido visitada 592 veces desde 01/06/2021
Versión
impresa
Indisponible
Valor total:
€ 10,02
*No incluye IVA.
Ese libro puede estar a la venta en:

Sinopsis

Em um contexto histórico marcado pela negação de costumes e hábitos ligados à cultura popular do Rio de Janeiro do final do século XIX e início do XX, viria a se consagrar o músico autodidata Ernesto Nazareth (1863-1934). Pianista talentoso, captava os sons que vinham da rua, tocados por músicos populares, e os traduzia com um estilo próprio em suas composições de tangos, polcas e valsas, gêneros típicos da música popular de salão da época. Intérprete de suas próprias obras, foi com o tango Brejeiro que alcançou seu primeiro grande sucesso. O tango brasileiro, aliás, foi o gênero que lhe deu notoriedade, ao qual dedicou mais da metade de sua produção.

Nazareth sonhou com uma experiência de estudos na Europa, que não se concretizou, e com uma carreira de virtuose. Buscando o reconhecimento no universo erudito, aventurou-se na criação de peças com elementos de linguagem de um repertório pianístico romântico. Muitos de seus tangos resultam em peças tecnicamente complexas, com emprego de tonalidades e técnicas que apontam para um aprimoramento maior. É por causa disso que Nazareth é conhecido por transitar entre dois mundos, o da música popular e o da música de concerto.

Este trabalho examina parte da trajetória do compositor e algumas de suas produções, comparando-as com procedimentos utilizados na música de concerto, para investigar essas influências em sua formação.

Características

ISBN 978-65-002-3192-2
Número de páginas 74
Edición 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabado Folleto c/solapa
Coloración Blanco y negro
Tipo de papel Ahuesado 80g
Idioma Portugués

¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]

Cleida Lourenço da Silva

Cleida L. Silva, natural de Vitória/ES, é mestre em Performance Pianística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória. Possui licenciatura e bacharelado em música/piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo, onde também leciona desde 2001, atuando na orientação e supervisão de estágios do curso de Bacharelado em Música Popular e na formação de jovens pianistas, alguns dos quais laureados em concursos nacionais e internacionais. Tem em sua carreira musical vasta experiência como pianista coral, camerista e recitalista. Suas atividades como solista incluíram o Concerto Op. 25 No. 1 de Mendelssohn, junto à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, e a obra para dois pianos KV 367 de Mozart, com a orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo. Além disso, integra a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, terceira orquestra exclusivamente feminina do Brasil. Efetuou atividade de pesquisa acerca do Choro Musical Brasileiro e da produção pianística de Ernesto Nazareth, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno, tendo publicado vários trabalhos em anais de relevantes instituições no Brasil. Em 2021, publicou seu primeiro livro: Ernesto Nazareth – um estudo de concerto. Desde 2018 vem trabalhando ainda na orientação e capacitação de adolescentes e jovens pianistas para atuação na ação Música na Rede - Projeto Corais nas Escolas da Rede Pública Estadual do Estado do Espírito Santo.

Más publicaciones desse autor
Ver la lista completa
Comentarios

Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.

0 comentarios