Introdução
Ao longo dos meus 30 anos de pesquisa Bíblica, pude vislumbrar com base no hebraico, vários textos de Gênesis a Malaquias, que apontam para o Filho de Deus, Jesus o Cristo.
Aliás, a primeira vez que vemos a revelação do Filho de Deus no Antigo Testamento está na primeira expressão do primeiro capítulo e versículo de Gênesis, B´reshit [Em um ou Com um princípio, comumente traduzido como No princípio].
A primeira letra que aparece nessa expressão é a consoante bêit בּּ, e tal consoante remete a primeira letra da palavra Filho/Ben, em hebraico e da palavra Báyit/Casa.
...בְּרֵאשִׁית – Bereshit.../No princípio... (Gênesis 1:1).
Da direita para a esquerda, encontramos a revelação do Filho בּ, do Espírito [Santo] ר, e do Pai א.
Em hebraico a palavra Filho é בֵּן (Ben); a palavra Espírito é רוּחַ (Rúach) e em aramaico a palavra Pai é אָבָּא (Abba).
O primeiro verbo que aparece no primeiro verso da Bíblia em hebraico é o verbo bará/criou בָּרָא.
Não por acaso as letras que formam esse verbo da direita para a esquerda são as mesmas três primeiras letras que formam a expressão Bereshit/בְּרֵאשִׁית (No princípio).
A revelação na primeira expressão, e no primeiro verbo de Gênesis 1:1, nos mostra o Filho בּ por intermédio do Espírito ר nos levando ao Pai א.
Na expressão Bereshit, בְּרֵאשִׁית vemos o Filho בּ por intermédio do Espíritoר nos levando ao Paiא , Distribuindoש a Força י do Sinal (Torá: instrução divina) ת [para a humanidade.
Ao somarmos as letras que formam o primeiro verbo que aparece em Gênesis 1:1, chegamos no cômputo de número 5, pois a letra bêit בּ tem valor numérico 2; a letra rêsh ר tem valor numérico 200; e a letra álef א tem valor numérico 1.
Logo 2+200+1= 203 = 2+0+3 = 5. Esse número indica algo, pois equivale a consoante hêi ה. É como se a letra tivesse nos revelando: Eis ה! Observeה ! Olhe ה! Preste atenção ה!
Em relação a expressão Bereshit בראשית chegamos ao seguinte cômputo: ב 2, ר 200, א 1, ש 300, י 10, ת 400. Logo, 2+200+1+300+10+400= 913 = 9+1+3= 13 = 1+3=4. Esse número aponta para a consoante dálet ד, e essa consoante sinaliza o caminho ד.
Ao atrelarmos conceitualmente com base nos valores numéricos que formam o verbo hebraico bará/criou e a expressão Bereshit/No princípio, chegamos a ideia de alguém sinalizando ה (5) o caminho ד (4): Eis ה o caminho ד, ou O caminho ד para o homem ה ou Eis ה a portaד ou A porta דpara o homem ה. Isso nos remete a ideia que lemos em João 14 e 10:
Disse Jesus aos seus discípulos: - Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.
- Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho... (João 14:4-6).
Jesus também disse: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas (João 10:7).
Ao calcularmos as letras que formam a palavra Filho בֵּן em relação a Jesus, chegamos no cômputo do número 7.
A consoante bêit ב tem valor numérico 2, e a consoante num sofit ן tem valor numérico 50. Logo, 50+2= 52.
E 52 é igual a 5+2 = 7. Esse número equivale a consoante záin ז. E tal consoante remete a uma espada. Não por acaso Jesus disse:
- Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada (Mateus 10:34).
O comentarista Charles Ellicott nos informa que, a verdade aparece novamente na forma de aparente paradoxo, pois Cristo é “nossa paz” (Efésios 2:14) e veio para ser o único grande pacificador; mas quem no entanto, as consequências previstas de Sua obra envolveram conflito e divisão e tal consequência, livremente aceita em prol do bem maior que está além dela, envolve, de fato, um propósito. Ellicott diz ainda, que as palavras são a expressão natural de tal pensamento; e, no entanto, dificilmente podemos deixar de conectá-los com aqueles que, no início de Sua infância, revelaram à mãe do Cristo que “uma espada também traspassaria sua própria alma” (Lucas 2:35):
- E Simeão os abençoou e disse à Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel e para sinal que é contraditado...
- (e uma espada traspassará também a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
O escritor aos Hebreus cita o texto que está também em conformidade com Cristo que é a Palavra de Deus e que é mais penetrante do que uma espada de dois gumes (cortes):
- Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
- E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hebreus 4:12,13).
Esses e outros segredos, o (a) caro (a) leitor (a) vislumbrará nessa literatura fantástica, revelando Jesus, o Filho de Deus, no Antigo Testamento.
Boa Leitura!
Número de páginas | 126 |
Edición | 1 (2023) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.