Essa obra tem por objetivo proporcionar a você, caro leitor, um conjunto de informações sobre diversos temas, tendo como foco principal a Psicologia Transpessoal.
Aqui, leitor, você tem a oportunidade de vislumbrar tanto a face teórica da Psicologia Transpessoal, por meio de ideias, reflexões e enfoques de temas mencionados (tais como: Psicologia, Filosofia, Religião, ciência etc.) como também a prática por meio das técnicas terapêuticas.
Este livro 1, “Psicologia Transpessoal – visão metafísica” apresenta uma sequência didaticamente dividida em seis módulos e cada módulo, por sua vez, subdividido em temas e subtemas, conforme o seguinte roteiro:
Módulo I – PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
A Psicologia Transpessoal, sua origem, visão metafísica ou espiritual; os campos de força; os chakras e as camadas áuricas.
Módulo II – A CONSCIÊNCIA
A consciência e sua estrutura holística; A mente humana; Operações mentais; O cérebro emocional e o sistema límbico; Os neurônios; O sistema nervoso; Aparelho psíquico; Inteligência e comportamento emocional; Psiquismo e criatividade; O si mesmo.
Módulo III – METAFÍSICA
Pontos de vista sobre a alma; Religião: ressurreição, reencarnação, vida, morte; paradigma transpessoal; Clonagem; Comportamento sexual.
Módulo IV – PENSAMENTO DOS MÍSTICOS FILÓSOFOS E CIENTISTAS
Misticismo e Filosofia
Do magnetismo ao misticismo;
Misticismo Chinês
A Ciência Materialista e a Metafísica
Módulo V: REIKI: Energia cósmica
Reiki – visão terrena e metafísica.
Entrevista com Jhon sobre Reiki
Módulo VI: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL TRIENTAL
A Superconsciência,
Novo aparelho psíquico;
O poder do pensamento positivo;
Exercícios e técnicas (Meditação, Visualização, relaxamento, respiração).
HISTÓRIA DAS PSICOLOGIAS - RESUMO
1. Behaviorismo: – Watson/Skinner – Séc. XIX-XX Objeto: comportamento observável, Técnica: Condicionamento (Clássico – Operante), homem produto do meio. Esquema S - R, Reforço: positivo/negativo, Modelagem...
2. Psicanálise: – Sigmund Freud – Aparelho psíquico: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente (Id, Ego, Superego).Objeto de estudo: o Inconsciente; determinismo, causalidade. Princípios: (Prazer, Realidade); Pulsões: Thanatos e Eros; Libido; recalque; fases do desenvolvimento: (oral, anal, fálica, latente e genital); Objetivo: tornar consciente o inconsciente; Mecanismos de defesa do ego: Projeção, negação, sublimação, introjeção, racionalização, formação reativa...; Hipnose, Cartarse, Interpretação de sonhos, associação livre de ideias.
3. Humanismo: – Abrahan Maslow; Carl Rogers; Frederich. Pearls; – autorrealização, sujeito ator, percepção, insight. O presente, o aqui – agora.
4. Transpessoal: – Carl G. Jung, Sutich, Roberto Assagiole, ken Wilber, Grof. Frankl, Vich, Fadimam, Murphy, F. Capra– a autotranscedência, consciência plena; visão holística, o todo (corpo mente, alma, espírito), imortalidade da alma. reenarnação Técnicas: reiki, regressão, meditação, respiração, visualização, fitoterápicos; Leis: transversa, universal...
Psicologia Transpessoal - Síntese
Etimologia: Além dos limites do pessoal, da personalidade, da identidade, da individuação.
Definição: Estuda as possibilidades psíquicas (mentais, emocionais, intuitivas, somato-sensoriais).
Objetivo: Tratar o homem como ser integral, holístico, um ente complexo que engloba aspectos biopsicossocial e espiritual, os seus estados de consciência superiores, a autotranscedência.
Objeto de estudo: A consciência plena, o todo, a alma, os dispositivos aderidos ao perispírito. A alma foi e é o primeiro composto, a primeira luz. Não existe alma sem consciência e consciência sem alma.
História: A Psicologia Transpessoal surgiu no plano terreno nos Estados Unidos no final da década de 60, a partir de um movimento que se tornou conhecido como a quarta força em Psicologia e foi divulgada em seminários, artigos, correspondências, revistas com o tema Psicologia Transumanística, tendo como precursores: Carl Gustav Jung, Abraham Maslow, Carl Rogers.
Na erraticidade, a Psicologia Transpessoal originou-se com o primeiro sopro divino, há mais de 150 trilhões de anos, na formatação do universo. Depois, foi estudada por filósofos e místicos, doutrinas mediúnicas, doutrinas orientais.
Precursores: Energia universal (Deus), Carl Gustav Jung, Abrahan Maslow, Carl Rogers, Willian James, Ken Wilber, Stanislav Grof, Antony Sutich, Roberto Assogioli, Frit jof Capra, James Fadiman, Michel Murphy, Miles Vich, Viktor Frankl…
Modelo de saúde: de dentro para fora, com o foco na dimensão espiritual do ser humano, a humanização, nos conflitos existenciais (corpo, mente, alma, espírito) no contexto sócio-econômico e político.
Influências: Budismo e hinduísmo, da filosofia oriental e ocidental.
Técnicas: Reiki, yoga, meditação, sonhos, relaxamento, respiração, visualização, fitoterápicos, hidroterapia, massoterapia, cromoterapia, geoterapia, regressão, hipnose regressiva...
Paradigma: Holístico e não Newton/cartesiano
Método: Desenvolvimento espiritual
Axioma: Budismo – tudo é vivo desde a menor partícula do átomo até Deus, a essência é a mesma.
Postulado: unir o oriente ao ocidente, o mundo físico e extrafísico.
Teses: A Psicognição. A mente é uma espécie de campo que ultrapassa de longe o cérebro e se encontra tão integrado na mente universal quanto às ondas do mar.
Propósito: substituir os valores egóicos e individuais por valores humanitários e cósmicos.
Enfoques: Fenômenos do campo transpessoal – Psicologia analítica junguiana; Psicologia do ser de Maslow; Psicossíntese – Roberto Assagiole.
Jung é considerado como precursor, o pai da Psicologia Transpessoal, mas, mesmo sendo considerado um estudioso das religiões orientais e ocidentais, não se atreveu introduzir a reencarnação em suas pesquisas.
A Psicologia Transpessoal aceita a reencarnação. A Psicologia Transpessoal visa a facilitar o crescimento humano em todas as suas potencialidades.
A Psicologia Transpessoal trabalha com métodos naturais: ervas medicinais, fitoterápicos, reiki, exercícios respiratórios, hidroterapia, hidroginástica, etc.
O nível Transpessoal é o nível de expansão da consciência para além das fronteiras do ego, é o nível de inconsciente coletivo dos fenômenos que estão associados.
Obstáculos: Religião, Subjetividade, loucura.
As pessoas tem medo da loucura e de se conhecer, preferem o princípio do prazer ao da realidade.
A Psicologia Transpessoal não pode em hipótese nenhuma ser utilizada como religião, por tratar da dimensão espiritual, pois deve ser vista como ciência.
Vórtices fluídicos: são energias químicas, ectoplasma.
A Psicologia Transpessoal é uma ciência e sua filosofia é espiritualista, e, esta é filosofia e ciência.
O fundamento maior da psicologia é a dimensão energética – energia latente
Leis: Causa e efeito, leis do retorno, lei transversa e lei universal.
Existem muitas ramificações da Psicologia Transpessoal que ainda não foram sistematizadas no nosso mundo terráqueo e que, no futuro próximo, serão. Pretendo sistematizar uma ou mais dessas ramificações da Psicologia Transpessoal, seguindo os mesmos critérios desenvolvidos pelas teorias já conhecidas, ou seja, com objeto de estudo, métodos e técnicas da ciência.
Ramificações da Psicologia Transpessoal nos mundos, a saber: A Psicologia Transpessoal (Universal, Diretiva, subjetiva, Integral, Interativa, Dimensional, Funcional, Introspectiva, Transcendental, Seletiva, Tridimensional, Trimental, Triuniversal, Zen, Diplomáticas... entre outras) que existem nos planetas evoluídos do Sistema Solar, da cosmologia, subcosmologia e da extracosmologia. Essas, ainda não desenvolvidas no nosso planeta por motivo da nossa limitação evolutiva.
Em 2016, através de um projeto de pesquisa, lancei um trabalho intitulado, Manual do Bem Viver - enfoque na Psicologia Transpessoal Trimental. Ramificação ou subdivisão da Psicologia Transpessoal que tem como objeto de estudo o superconsciente.
Número de páginas | 348 |
Edición | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Colorido |
Tipo de papel | Estucado Mate 90g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.