Sobre o vampirismo

de Drácula a Crepúsculo: a saga do vampiro na cultura ocidental

Por Salma Ferraz, Dirlenvalder Loyolla, Patrícia Leonor Martins, Cátia Canêdo

Código del libro: 235947

Categorías

Crítica literaria, Educación, Colecciones literarias

Comparte ese libro
Esa página ha sido visitada 3409 veces desde 28/07/2017
Versión
impresa
Indisponible
Valor total:
€ 12,25
*No incluye IVA.
Este libro puede estar a la venta en:

Sinopsis

Este volume, em linhas gerais, tenta responder a uma inquietante pergunta, a qual tem tomado grandes proporções no meio acadêmico atual: Por que os vampiros, há centenas de anos, fascinam tanto o imaginário popular sendo responsáveis por uma verdadeira avalanche de narrativas, filmes, séries, games e demais produtos midiáticos desde o início do século XX até o presente?

Talvez porque habite as regiões do Tártaro, o subconsciente de todos nós, seres humanos, talvez porque se situe nas bordas, nas beiras, no entrelugar, entre luz e trevas; ele não está nem aqui, nem lá; não está morto, mas também não está vivo; não está no céu, nem está no inferno; não é mais homem, mas também não é nenhum deus.

--

O vampiro nasce com um pé, ou melhor, com um canino na literatura gótica (gothic novel) e outro na literatura fantástica. O tema reúne contos, lendas, crenças, supertições de todas as épocas e de todas as culturas (Índia, Roma, Grécia, China, Malásia, Leste Europeu, África, Mesopotâmia), completamente interdependentes entre si. É só no fim do século XVIII, início do século XIX, que o ser sedento de sangue ganha o status literário.

--

Dentre os seres imaginários e os monstros da literatura, os vampiros figuram entre os mais populares. Do Drácula, de Bram Stoker, à Draculaura da animação Monster High, o mito se reinventa e sobrevive na cultura popular, imortalizando o vampiro literário e criando novas perspectivas de abordagem em relação ao mito.

Características

ISBN 978-85-9583-001-1
Número de páginas 331
Edición 1 (2017)
Formato A5 (148x210)
Acabado Tapa blanda (con solapas)
Coloración Blanco y negro
Tipo de papel Offset 80g
Idioma Portugués

¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]

Salma Ferraz, Dirlenvalder Loyolla, Patrícia Leonor Martins, Cátia Canêdo

A Todas as Musas surgiu no universo editorial on-line em Julho de 2009, com a publicação do primeiro número da sua revista acadêmica. Mantendo rigorosamente os seus níveis de qualidade e periodicidade, essa publicação chegou, em fevereiro de 2011, ao seu quarto número, tendo sido já avaliada pela CAPES como B2 (excelente qualificação para uma revista independente).

A partir de 2010, a revista começou a ser impressa e a editora iniciou seus trabalhos no sistema de impressão sob demanda.

Comentarios

Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.

2 comentarios
Tiago Marques Luiz
viernes | 27.03.2020 às 10h03
Essa coletânea sobre a figura do Vampiro é fantástica, Cada texto mais sedutor que o outro. É notório o quanto a figura do vampiro permeia não apenas na Literatura, mas também na esfera social, se pensarmos no conceito de Alteridade, aquilo que é estranho a nós e que não pertence ao nosso universo. Parabéns aos editores e autores pela coletânea, e espero que venham mais textos sobre a temática dessa figura tão misteriosa.
ArteSam
viernes | 28.07.2017 às 21h07
Olá Edson, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, ilustrações, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr