De tempos em tempos, torna-se necessário que a teologia considere, e até reconsidere, seu lugar e tarefa à luz da situação em que se encontra em si e para o qual deseja se relacionar de maneira plausível e relevante. Nesta contribuição, é necessário refletir não apenas sobre a natureza eclesial da teologia, mas também será considerada, em primeiro lugar, a natureza acadêmica da teologia e, além disso, sua relação com a sociedade em geral. A observação de que o lugar da teologia nas universidades tornou-se menos evidente do que costumava ser, na verdade, convida a uma maior reflexão. O mesmo vale para a plausibilidade e relevância da teologia para, e nas sociedades atuais (frequentemente) pós-cristãs e pós-seculares.
A resposta para a justificativa desta pesquisa, é que a teologia se encontra na encruzilhada da universidade, Igreja e sociedade, no lugar onde essas três áreas se encontram. É neste lugar específico que será tentado engajar em uma avaliação do estado atual da teologia e, assim, uma reconsideração de seu papel e tarefa. No âmbito dessa contribuição, é claro que não é possível fazer isso de maneira abrangente. No entanto, que alguns desses pensamentos possam contribuir para (o que deveria ser) uma conversa contínua.
Dentro deste contexto, a teologia deve ou não ocupar o centro de qualquer uma das áreas em questão? A localização da teologia na encruzilhada é desconfortável e desafiadora. Claro, pode encontrar segurança e estabilidade quando se retira da encruzilhada para uma ou outra área, tornando-se apenas acadêmica, apenas eclesial ou apenas pública. Parece, no entanto, que tal retirada só é possível à custa de sacrificar o seu dinamismo e inspiração, o seu verdadeiro "locus theologicus", e pelo mesmo movimento a sua relevância para as áreas em causa, mesmo a área em que se retira. A partir disso, segue-se que a teologia lida com o que está realmente em jogo em todas as três áreas.
O objetivo desta pesquisa é identificar o verdadeiro local da teologia. Tendo como objetivos específicos: Descrever conceitos e definições a respeito do tema; analisar a teologia nas áreas universitárias, na igreja e na sociedade. A teologia de fato se encontra na encruzilhada, e é empurrada, desafiada, questionada, inspirada e engajada de um lado para o outro. É dinamicamente relacionado a todos os três, de fato envolvidos no que realmente está em jogo neles, sem pertencer exclusivamente a nenhum deles.
O estudo é descritivo, pesquisas do tipo descritivas tem o objetivo primordial à exposição dos atributos de determinado fenômeno ou afirmação de relações entre as variáveis (GIL, 2008). Várias biografias de autores com expressão significativa em campo científico foram pesquisadas. O levantamento dos dados e das informações relevantes para à investigação e o entendimento das questões propostas, utilizadas técnicas de bibliografia indireta (GIL, 2008). Também foram pesquisadas e coletadas informações relevantes na internet, acerca do tema, delineando a reflexão conforme se veem, bem como as referências bibliográficas citadas neste estudo.
A seguir, a pesquisa é tratada consecutivamente com as três áreas mencionadas, é difícil discutir uma delas sem considerar a (s) outra (s). Além disso, ficará claro que a teologia coloca seu projeto em risco, quando se esquece de que está localizado na encruzilhada, ou é feito ou forçado a esquecer esse posicionamento. E, de fato, as áreas em si provavelmente também sofrem com isso.
Número de páginas | 75 |
Edición | 1 (2019) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Folleto |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.