Em "Sobre violinos e violetas" (2017), Simião Mendes, poeta goianiense formado em Letras pela Universidade Federal de Goiás, apresenta em seus versos não apenas os sentimentos que o levaram a escrever seu quarto livro, mas suas principais influências na poesia, na literatura, na música e nas artes plásticas. Vários são os versos em que o poeta cita, presta homenagens e paga tributo aos seus mestres.
O livro tem como finalidade, despertar imagens poéticas no leitor através dos versos e dos títulos que separam os poemas, que não impõem uma verdade absoluta, apenas sugere.
São retratos poéticos de situações vividas e imaginadas que levam mais uma vez o leitor para a intimidade do poeta que confessa, dentre outras coisas, sua dificuldade em encarar o peso dos anos, a solidão, as noites de insônia, a melancolia e a estranheza em relação ao mundo.
Talvez o que difere "Sobre violinos e violetas" dos seus antecessores são os metapoemas e as reflexões que o poeta faz sobre o ofício de trabalhar a linguagem, a poesia, seja em poemas curtos, em versos longos, na reflexão sintática das orações ou na junção de idiomas que produzem o sentido dos poemas.
Mais uma vez Simião Mendes traz em seu quarto livro poemas eróticos, reflexivos, críticos e analíticos. Com muita sensibilidade, volta seu olhar para a sociedade, para a figura feminina, para os elementos naturais, para a própria subjetividade e, claro, para o fazer poético.
Número de páginas | 0 |
Edición | 1 (2017) |
Idioma | Portugués |
¿Tienes alguna queja sobre ese libro? Envía un correo electrónico a [email protected]
Haz el inicio de sesión deja tu comentario sobre el libro.