"O suspense é uma forma. Ele trabalha tanto na forma de expressão quanto na forma de conteúdo. Como expressão, ele trabalha com o que está ausente na tela, em suspensão. Como conteúdo, ele opera os complexos semânticos de medo e de passagem de tempo. O suspense pode ser desenhado a partir de diversas formas, e o próprio cinema de Hitchcock pode ser considerado como um grande inventário, ou antes, como um grande evangelho das formas do suspense. Mas a visão contínua de sua obra permite que se veja que o velho Alfred tem uma predileção imensa por uma delas: a do percurso. O percurso começa com um fator desencadeador, a partir do qual o personagem terá que provar algo, enfrentando com isso a franca oposição dos poderes instituídos (polícia, política, cidadãos "idôneos", etc.).
É esse percurso que na maioria das vezes constitui o suspense, Mas esse percurso também envolve outra coisa — o objetivo. Óbvio, a estrutura narrativa tenta resolver isso de forma simples, através da simples realização do percurso e da inocência por fim encontrada. Mas as linhas subliminares de Hitchcock, ou ao menos de suas principais obras, nos dizem mais. Através do caminho percurso-prova-inocência, se desenha outra linha discursiva, outro fluxo de enunciação que não tematizam mais justiça ou inocência, mas sim os valores de casamento, maturidade e desejo."
Depois de alguns anos de pesquisa sobre o suspense como forma de linguagem audiovisual, resolvi escrever esse livro que certamente será uma das muitas ferramentas utilizadas por estudantes de comunicação social e de cinema. Embora o livro se prenda um pouco à biografia, cronologia e filmográfia do Mestre do suspense e de seus colaboradores, a literatura policial e de suspense também encontram-se presentes na obra, além de fotos históricas e curiosidades sobre a controvertida personalidade de Alfred Hitchcock.
(Fernando Agra)
Número de páginas | 604 |
Edición | 1 (2009) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Folleto |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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