Luiz Roberto Soares Londres

1 publicación

Sobre el autor

Luiz Roberto Londres nasceu em 7 de dezembro de 1940 no Rio de Janeiro. Frequentou o Colégio Santo Inácio e, em 1960, entrou para a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), tendo tirado o 1º lugar no concurso vestibular. Após a faculdade, Luiz Roberto trabalhou como cardiologista em hospitais públicos do Rio de Janeiro.

Formado em Medicina em 1965, é filho do cardiologista Genival Londres, um dos fundadores da Clínica São Vicente. Luiz Roberto transformou a então clínica de repouso em um hospital geral, que se tornou um dos mais conceituados do Rio de Janeiro. Em 1989,

Luiz Roberto fez MBA em Administração Hospitalar pelo Coppead/UFRJ. Mais tarde, em busca de embasamento, foi fazer mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A tese de conclusão de curso sobre o encontro médico foi publicada no livro "Iátrica: a Arte Clínica - Ensaios Sobre a Teoria da Prática Médica".

Poeta, filósofo, pai de sete filhos, sua conduta sempre esteve voltada para melhorar as relações entre o médico e o paciente. Para ele, a Medicina é uma arte. Por isso, luta para que ela se mantenha dentro de sua real vocação, sem perder os seus princípios. Após ter dirigido a Clínica São Vicente por mais de 50 anos, o espírito de doação aliado ao resgate da saúde pública e ao próximo levou o Dr. Luiz Roberto Londres e o Dr. Marcio Meirelles (in memorian) a criarem o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), que tem como objetivo principal levar saúde de qualidade a pessoas de baixa renda, além de colaborar com a rede pública.

Apesar de uma vida de trabalho na saúde privada, o médico Luiz Roberto Londres sempre defendeu o sistema público de saúde. O IMC busca pôr em prática suas propostas para o setor. Para transformar a ideia em realidade, coube à sua mulher, a jornalista Renata Lago, e ao diretor executivo do instituto, Claudio Vieira, escreverem e desenvolverem o projeto que criou o IMC. O trabalho também uniu o médico Félix Zyngier, que há anos se dedica ao voluntariado. É dele a frase que se tornou lema no Instituto de Medicina e Cidadania: "Só quem faz trabalho voluntário sabe o prazer que dá".

O IMC atua em três comunidades do Rio de Janeiro, com atendimentos gratuitos nas áreas de Medicina, Psicologia e Fisioterapia. "Os nossos principais objetivos são atendimentos na área da saúde em comunidades carentes, a recuperação dos princípios que regem a atividade médica e a formação dos profissionais de medicina. A solidariedade é o principal ponto para o constante progresso da nossa sociedade", diz o Dr. Luiz Roberto Londres.
Insignias de reconocimiento
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Todas las publicaciones de ese autor