Krishna, o grande Mestre apontado na presente obra, é um perfeito conhecedor da mente humana e seus segredos, e no que se refere à psicologia, é bem mais profundo que qualquer estudioso moderno (psiquiatra, psicanalista, e psicólogo), conhecendo as causas primárias dos males que afligem o homem. Este Mestre nos alerta muito oportunamente, dizendo-nos:
"O homem deve elevar-se graças a seu próprio SER, e nunca rebaixar-se a si mesmo, porque somente o homem é amigo de si mesmo e também pode ser seu próprio inimigo."
"Homem, homem, conhece o bem que o SER em ti representa e dá-te conta do mal que o 'eu' (ego) em ti pode ocasionar, Depois, lúcida e inteligentemente, domina tua fala, domina essa mente condicionada, domina tua maneira de respirar e teu próprio pensamento. Domina também o falso conhecimento ou intelecto impuro, porque se purificares o Entendimento em ti, poderás inclusive transcender este vale de lágrimas".
"Aquele que se conquistou a si mesmo, graças ao SER, é seu próprio amigo; porém aquele cujo (ego ou) 'eu' não está subjugado, esse mesmo ego atuará como seu inimigo, como se fosse um adversário eterno!"
"Geralmente quase todos os sentidos são subjugados pelo pensamento. O pensamento, contudo, nunca se submete a nada. A mente personificada, ou a falsa consciência ('o estar-consciente de', 'o ficar cônscio de' ou ego), e que é uma obra-prima do pensamento, é um adversário terrível, o mais poderoso de todos os inimigos. O único, porém, que o subjuga é o Senhor da Vida (ou o SER)."
"Convém que se conquiste e se subjugue o pensamento vulgar, que é um inimigo quase invencível. Por causa dele, tolos há que, deixando-se enredar por suas artimanhas, envolvem-se em brigas inúteis em que só os mortais participam. Estes, por causa de simples opiniões, convertem o próximo em amigos, inimigos ou em pessoas neutras (quando todos são iguais e deveriam amar-se uns aos outros. O 'eu' (ego) é um péssimo Senhor; todavia é um bom servo quando subjugado pela reta Compreensão e pela Inteligência Superior e não pelo intelecto)."
Número de páginas | 333 |
Edición | 1 (2013) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabado | Tapa blanda (con solapas) |
Coloración | Blanco y negro |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Portugués |
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